Monumentos, pontos turísticos e religiosos são frequentemente visitados por alunos e professores de diversas regiões do Estado
Com um amplo acervo histórico e cultural, a cidade da Lapa é constantemente um destino de instituições de ensino para o turismo pedagógico. Diariamente, há movimentação de alunos e professores nos monumentos, pontos turísticos e religiosos.
O roteiro começa na entrada da cidade no Monumento dos Tropeiros, criado pelo artista Poty Lazzaroto, enquanto na região central, os grupos conhecem o Theatro São João, Casa Vermelha, Igreja Matriz de Santo Antônio, Museu Histórico, Casa Lacerda, Casa dos Cavalinhos e o Museu de Armas, e alguns passeios ainda incluem visita ao Parque Estadual do Monge. Nesta semana, por exemplo, passaram pelo Theatro São João 100 alunos de instituições da Lapa, Araucária, Guarapuava e Curitiba.
A professora Ana Marilda, do Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus, da cidade de Guarapuava, trouxe 30 alunos do 7º ano e destacou a preservação do atrativos lapeanos. “Muita coisa que existe aqui não tem em outros lugares. Ao estudar o século 19, aqui é o lugar perfeito para identidade, memória, sociedade, estilo de vida, religião”, comentou.
Na oportunidade, os visitantes apreciam e ficam encantados pela história dos tropeiros e a culinária local.