sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Trimestre fechou com saldo positivo de empregos na região

Região tem saldo positivo na geração de empregos no primeiro trimestre. Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
Região tem saldo positivo na geração de empregos no primeiro trimestre. Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
Entre janeiro e março deste ano, foram 8.671 admissões e 7.477 demissões, resultando em saldo 1.194 postos de trabalhos, conforme dados do Caged

O primeiro trimestre de 2024 fechou com saldo positivo na geração de empregos nos municípios do suleste paranaense. É o que apontam números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Conforme levantamento feito pela reportagem, nos três primeiros meses do ano foram 8.671 admissões e 7.477 demissões, resultando em 1.194 postos de trabalho gerados no período. Na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram 7.788 contratações e 6.948 desligamentos, fechando em um saldo positivo de 840, a diferença é de 354 vagas geradas.

Em Piên, por exemplo, houve melhora nos números de 2023 para 2024, passando de -11 para saldo de 47 postos de trabalho. A assessora da Área de Indústria e Comércio, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ana Lima, avalia o processo para melhorar os resultados do município. “Visando que no início do ano de 2023 estávamos ainda em um embate político, em que os empresários optaram por reduzir suas linhas de produção até o cenário político se concretizar, empresas deixaram de contratar, gerando até demissões. Influenciando diretamente na geração de empregos. Desde 2023, buscamos fortalecer a ‘política de boa vizinhança’, com a Agência do Trabalhador estando presente nas empresas, entendendo a realidade e o cenário vivido por cada empresa e buscando juntos uma solução”, comenta.

Segundo Ana, entendendo o que cada empresa precisava, a municipalidade busca medidas para fortalecer o mercado de trabalho local, a fim de amenizar demissões e estimular a mão de obra na cidade. “Um dos principais fatores era mão-de-obra qualificada. A partir daí, elaboramos um plano de ação para capacitar nossa população conforme a necessidade das nossas empresas. Visando que o município já investiu mais de R$ 150 mil em cursos com recursos próprios. Juntos com as instituições SEBRAE, SENAI, oferecemos consultorias diretamente para os empresários, alavancando seus negócios”, detalha a servidora, apontando as perspectivas para os próximos meses. “Atualmente, vemos um cenário positivo tendo em vista a chegada da empresa INKOR, que vai gerar mais de 40 empregos diretos, também num futuro bem próximo teremos a instalação da Unillin”, complementa.

Ana ainda destaca que a Agência do Trabalhador de Piên pertence ao Núcleo Regional de Curitiba e hoje compõem o 5º lugar no ranking das regiões metropolitana de Curitiba. “Essa colocação só é possível de se manter por meio das parcerias com as empresas do município e empresas das cidades vizinhas, tendo em vista que a Agência do Trabalhador coloca no mercado de trabalho mais de 26 pessoas por mês”, conclui.

Considerando o desempenho individual das cidades, das dez que compõe o suleste paranaense, apenas uma – Campo do Tenente – apresentou resultado negativo se comparado um trimestre ao outro. Fazenda Rio Grande (526) lidera o ranking com o maior número de vagas geradas no período.

Estado – Das 399 cidades, 311 tiveram saldo positivo na geração de empregos no primeiro trimestre do ano, o que equivale a 78% delas. O Estado foi o terceiro no País e o primeiro no Sul que mais abriu postos de empregos formais, com um saldo de 69.618 novas vagas nos primeiros três meses do ano.

Caged. Arte: O Regional
Caged. Arte: O Regional



17

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email