segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Pinga Pinga 16/05/2024

Pinga Pinga
Pinga Pinga

A Praça da Independência, em Contenda, recebeu o Torneio de Vôlei de Areia promovido pela prefeitura, no último sábado. Organizado pelo Departamento de Esportes, a competição contou com a participação de 16 duplas no masculino e 8 no feminino.

Com duplas de municípios da região, como Quitandinha e Campo do Tenente, foram realizados 24 jogos no total. No masculino os grandes campeões foram Bruno e David, que na grande final derrotaram Alisson e Aurélio, enquanto no feminino o título ficou com Hellen e Amanda, que na decisão venceram Manu e Haidê.

O diretor de Esportes de Contenda, Jhony Anjos, agradeceu a participação dos ateltas e falou sobre a arrecadação de alimentos, ultrapassando mais de 265 quilos, que serão encaminhados para as famílias do Rio Grande do Sul.

Nos dias 20, 22, 27 e 29 de maio e 3 e 5 de junho acontece o curso de inclusão digital em Contenda. Para participar é necessário ter mais de 14 anos de idade e ser alfabetizado. As inscrições podem ser feitas no Cras ou pelo telefone (41) 98403-2510.

A prefeitura da Lapa, em parceria com o Senac, irá promover nos próximos dias os cursos de preparo de conservas e compotas caseiras, e de aproveitamento de alimentos. As capacitações serão realizadas simultaneamente nas localidades do São Bento e do Mato Preto Povinho.

As aulas irão acontecer nos sábados e têm início amanhã. Tanto na comunidade do São Bento quanto na comunidade do Mato Preto Povinho, as aulas dos cursos acontecem no mesmo horário, sendo das 8 às 12 horas de conservas e das 13 Às 17 horas de aproveitamento de alimentos.

Pode participar a população em geral, com 16 anos de idade ou mais, e a escolaridade mínima exigida é o 5º ano do ensino fundamental. No São Bento, as inscrições estão sendo realizadas na secretaria da Escola Nossa Senhora de Lourdes e no Mato Preto Povinho, as inscrições podem ser feitar na secretaria da Escola Marechal Cândido Rondon.

Artistas de Piên podem se inscrever para os editais da Lei Paulo Gustavo. As inscrições foram abertas na última segunda-feira e seguem até hoje. O edital poderá ser encontrado pelos interessados no Portal da Transparência do município, que pode ser acessado pelo site da prefeitura, o www.pien.pr.gov.br.

Segundo a Secretaria de Cultura, o edital é realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, que viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia.

Teve início na última segunda-feira a 22ª Semana Nacional de Museus com o tema ‘Museus, educação e pesquisa’. O Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, na cidade de Rio Negro está integrando essa programação nacional. Alunos da Escola Municipal Ana Zornig participaram da abertura do evento em Rio Negro.

Toda a população pode conhecer a exposição até domingo, dia 19 de maio, com atendimento de terça a sexta-feira das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos finais de semana das 13h30 às 17 horas. O Histórico Professora Maria José França Foohs fica localizado na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070, bairro Seminário. Informações e agendamentos (47) 3643-7664.

Mais uma parceria inédita entre a prefeitura de Tijucas Do Sul e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, está proporcionando uma oportunidade para os estudantes.

A Universidade de Ponta Grossa está disponibilizando bolsas de estudo para o curso de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os interessados podem acessar o link ead.uepg.br/site/talento_tech e conferir mais informações sobre o programa. O edital será divulgado em breve.

Será realizado no próximo dia 8 de junho o 1º Campeonato Fifa 2024 de Agudos do Sul. A competição, na plataforma Playstation 5, ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes Tico Pires, no horário das 8h30 às 17 horas. A realização é da prefeitura.

Um dos grandes destaques da promoção é a premiação. O campeão levará para casa um Playstation 5. O evento é destinado a moradores de Agudos do Sul e a idade mínima para participação é 12 anos. A entrada será um quilo de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento.

Segundo os organizadores, vem sendo grande a adesão dos gamers ao evento e os interessados devem se apressar, pois o prazo de inscrição termina neste domingo e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário online que pode ser acessado pelo QR Code abaixo (link: https://forms.gle/Skz5EL3TktJDV8Fw6)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email