terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Tijucas do Sul recebe título de Capital Paranaense do Orgânico

Prefeito Gringo recebeu das mãos do secretário estadual Norberto Ortigara o título de Capital do Orgânicos. Foto: Arquivo/O Regional
Solenidade de entrega, na tarde desta sexta-feira (29), abriu a programação da 1ª Festa do Agricultor, que ocorre neste final de semana em Tijucas. Título foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, ao prefeito Gringo

A cidade de Tijucas do Sul fez a abertura, nesta sexta-feira (29), da 1ª Festa do Agricultor. O evento que marcou o início das festividades foi a entrega do título de Capital Paranaense do Orgânico, que reuniu, no salão paroquial, agricultores e autoridades locais e estaduais.

O título foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, ao prefeito Altair Gringo. Ele é originário de um projeto proposto pelo deputado estadual Luiz Carlos Martins, aprovado pelos demais legisladores e que se tornou lei sancionada pelo governo estadual. O documento reconhece o município como capital da produção orgânica no Paraná.

Autoridades acompanharam a cerimônia realizada no município. Foto: Arquivo/O Regional

Na solenidade, Norberto Ortigara, disse que os tempos são desafiadores, com pandemia, guerra, mudanças climáticas, e por isso a importância de buscar alternativas para garantir a segurança alimentar. “A busca do mais natural está voltando. A nossa disposição é sempre cooperar. Parabéns a Tijucas por essa bela conquista”, declarou.

O prefeito Gringo enfatizou que sem o trabalho dos agricultores, Tijucas do Sul não tinha recebido este reconhecimento. “Esse título é de vocês”, destacou. O prefeito também falou da festa em homenagem aos produtores rurais, desejando que ela aconteça com sucesso.

Claudemir Rocha, vice-prefeito, enalteceu os investimentos no setor agrícola, onde foram aplicados mais de R$ 5 milhões. “Tijucas do Sul tem dado certo e vai continuar prosperando. E vamos construir um mercado municipal de orgânicos”, afirmou.

O presidente da câmara, Ricardo Oliveira, presidente da câmara, falou do valor imensurável desse título. “Essa conquista vem para melhorar o preço dos seus produtos”, disse aos produtores. O gerente de Agroecologia do IDR, Renato Viana, disse que foi um trabalho de longa data, uma cooperação do Estado, município e persistência dos agricultores. “Queremos continuar nos estruturando. Nossa luta é com vocês”, afirmou.

Foram ainda entregues homenagens em reconhecimento a pessoas que foram importantes ao longo das últimas décadas para que Tijucas chegasse a esse status. Outro avanço no município é a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sendo neste ano implementadas as primeiras certificações. Na ocasião, foi realizada a entrega dos primeiros certificados do SIM a produtores.

Estrutura montada para receber as festividades. Foto: Arquivo/O Regional

Participaram do ato também demais representantes do governo estadual e órgãos agrícolas, deputados estaduais e federais, vereadores, prefeitos de cidades vizinhas, entre outras autoridades. Houve ainda palestras aos agricultores durante a tarde. A festa em Tijucas do Sul prossegue com programação na noite desta sexta-feira e ao longo do sábado e do domingo, com diversas atrações da praça central.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email