sexta-feira, 22
 de 
outubro
 de 
2021

Tijucas do Sul disponibiliza recursos para contratação de técnicos agrícolas

Cultivo de morango/Foto:ArquivoA diversificação e incentivo de novas culturas tem sido uma prática do atual governo municipal de Tijucas do Sul através da Secretaria de Agricultura. Recentemente, a prefeitura e a Associação de Moradores da comunidade rural de Campestre firmaram um convênio para a contratação de dois técnicos agrícolas. A prefeitura vai disponibilizar 30 mil reais pelo período de 10 meses para contribuir na contratação, enquanto a associação administrará o recurso e aplicará o valor.

A intenção é que os técnicos atuem, a princípio, na orientação da produção de champignon e morango, culturas que estão sendo incentivadas no município. João Darci Farias trabalhou 20 anos na produção de fumo e agora mudou radicalmente, optando pela cultura do champignon (cogumelos). “Essa presença dos técnicos é muito importante, precisamos evoluir, tornar nosso trabalho mais rentável e quanto mais informação e apoio existir melhor”, avaliou.

Na produção do champignon, a preocupação é com os fungos, grandes vilões das safras. No caso do morango, a demanda é em relação à comercialização. Há necessidade de ampliar as opções de mercado. O agricultor Francisco Nadir Melo está no segundo ano de plantação do morango e também destaca positivamente a presença dos técnicos no município. “São profissionais com conhecimento e que podem ajudar, inclusive na apresentação de novas opções de comércio”, comentou. Nadir está atuando na produção de morango orgânico.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email