segunda-feira, 23
 de 
maio
 de 
2022

Tijucas distribui vacinas contra raiva

Thiago e Giana destacam que entrega das vacinas obedece requisitos que são exigidos pela lei municipal. Foto: DivulgaçãoCom a confirmação do caso de raiva em um bovino na localidade de Fazendinha, a prefeitura de Tijucas do Sul realizou a compra de sete mil doses da vacina contra a doença para distribuir gratuitamente para os pequenos produtores com rebanho de até 20 cabeças.

As doses estão sendo entregues na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. “As vacinas são disponibilizadas para animais de produção, ou seja, bovinos, equinos, caprinos e ovinos. A aplicação garantirá que o animal, mesmo se mordido pelo morcego portador do vírus da raiva, não seja infectado”, detalha a médica veterinária Giana Mezzomo. Para ter acesso à vacina, os produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura munidos de RG e CPF, além de uma documentação da propriedade, como o ITR ou o Incra. “Se os animais não forem cadastrados na Adapar, faremos também este registro para ter uma noção mais exata do rebanho”, pontua Giana.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Rocha, para os animais que nunca foram vacinados contra a raiva é necessária a aplicação de duas doses em um intervalo de tempo de um mês. “Já para os outros animais que já foram vacinados em anos anteriores, somente uma dose é requisitada”, orienta Thiago, pontuando a necessidade da vacinação. “Precisamos que os produtores estejam atentos e vacinem todo o rebanho. Tivemos outros casos suspeitos, felizmente, nenhum testou positivo, mas estamos atentos para evitar novos registros”, salientou Thiago.

No caso dos outros animais, como cães e gatos, a Vigilância Sanitária estará realizando a vacinação contra raiva em um raio de 12 quilômetros onde foi registrado o foco da doença. A vacina também pode ser adquirida por conta própria, a qual é vendida em agropecuárias com preço médio de R$ 15,00 o frasco com 25 doses. Maiores informações pelo telefone (41) 3629 1556.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email