sexta-feira, 23
 de 
fevereiro
 de 
2024

Centro Educacional e Cultural irá homenagear a ‘Tia Rita’

Centro Educacional e Cultura levará o nome da 'Tia Rita'. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Centro Educacional e Cultura levará o nome da 'Tia Rita'. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Novo Centro Educacional e Cultural de Piên, que será inaugurado em breve, levará o nome de Rita de Cássia Palhano, conhecida pela comunidade como ‘Tia Rita’

Detentora de uma grande autoestima, uma alegria contagiante e de um jeito único de ser, Rita de Cássia Palhano, ou apenas Tia Rita, será homenageada pela prefeitura de Piên. O novo Centro Educacional e Cultural do município, que em breve será inaugurado no centro da cidade, levará o nome da moradora, após projeto aprovado junto à câmara de vereadores.

A homenagem é de autoria do poder executivo, que encaminhou o projeto de lei que prevê a nomeação do espaço, o qual foi aprovado de forma unânime em sessão do legislativo na última terça-feira. Na oportunidade, além de elogiar a iniciativa, os vereadores se emocionaram ao lembrar da ‘Tia Rita, falecida em 2021.

Ao usar a tribuna da câmara durante a sessão, Pedro Mendes, esposo de Rita, contou sobre a trajetória da mulher, que iniciou os trabalhos na Acarpa e, posteriormente, como professora e trabalhou até se aposentar. “Ela fazia ao máximo para agradar todos os seus alunos. Ela procurava também cativar todas as crianças e por isso que na cidade, todos chamava ela de Tia Rita”, descreveu.

O legislador Joelsio Buba comentou sobre seu convívio com Rita no período da escola. “Ela foi minha professora, uma pessoa exemplar. Ao final da sua vida, sofreu muito com a perca do filho”, relatou.

Tia Rira era muito querida por toda a comunidade pienense. Foto: Divulgação
Tia Rita era muito querida por toda a comunidade pienense. Foto: Divulgação

De acordo com o secretário de Governo, Josnei Grosskopf, a homenagem é um reconhecimento daquilo que a servidora prestou ao município. “A Tia Rita, era para todos uma mãe. Sempre animada, nos ensinou muito com a sua vida. Na escola, no colégio, na família, na vizinhança ficou a saudade e essa é uma singela homenagem, pois Tia Rita foi demais para todos nós”, destacou.

O imóvel municipal, que será chamado de Centro Educacional e Cultural Rita Palhano, está localizado na rua Amazonas, número 159, ao lado da rodoviária, no Centro.

Rita de Cássia Palhano – Filha de Octavio Palhano e Almira Palhano, Rita foi casada com Pedro de Oliveira Mendes. Trabalhou ao longo de 21 anos na rede educacional municipal e estadual, conduzindo seu trabalho de forma exemplar, tanto como professora quanto como diretora de instituição de ensino.

Dona de uma criatividade ímpar, suas habilidades manuais transformaram as salas de aula um lugar ainda mais prazeroso, deixando um grande legado no cumprimento de seus afazeres pedagógicos.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email