domingo, 22
 de 
maio
 de 
2022

Temperatura baixa aumenta risco de pneumonia e gripe

Farmacêutica Ana Claudia diz que nos últimos dias tem aumentado a procura por antigripais/Foto: O RegionalNesta semana já foi possível ver em todas as cidades da região pessoas usando casacos, jaquetas, cachecóis, luvas e outros agasalhos contra o frio. O inverno dá mostras de que será rigoroso e junto com ele vem sempre uma preocupação para as famílias: a gripe e o resfriado. E, em determinadas situações, todo cuidado para resultar numa pneumonia.
É importante destacar que gripe não vira pneumonia, no entanto, deixa o corpo mais suscetível, e são duas doenças com sintomas bem parecidos. A febre é intermitente nos dois casos, mas na pneumonia ela pode ser mais alta e duradoura. A dor no peito ocorre porque a pessoa tosse muito, nos dois casos. A diferença está no catarro: na pneumonia ele é mais espesso e colorido, na gripe ele é mais líquido e transparente.
A farmacêutica Ana Claudia Zaclikevski, da farmácia Farma Vida, no município de Tijucas do Sul, lembra que nesta época do ano o vírus da gripe tem mais facilidade de circular. “É importante lavar sempre as mãos, estar bem agasalhado e manter uma boa alimentação. Isso previne e melhora a resistência contra o vírus”, explica. A farmacêutica comenta ainda que a transmissão do vírus é rápida e pode ocorrer pelo ar.
A melhor forma de combater a gripe e o resfriado é tomando muito líquido, vitamina C e medicação recomendada. Muitas pessoas ainda utilizam de muito chá, limão e mel. São os chamados medicamentos caseiros.
O aumento dos casos de gripes e resfriados nesta época do ano pode ser medido pelo maior número de consultas nas unidades de saúde da região, além da crescente distribuição de medicamentos.
Através do governo federal, todas as cidades realizam as vésperas do inverno a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A prioridade são idosos, gestantes e crianças, mas na grande maioria procura esteve abaixo do esperado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email