domingo, 20
 de 
junho
 de 
2021

Suleste paranaense fecha outubro com saldo positivo na geração de empregos

Geração de empregos com carteira assinada tem apresentado resultados positivos em todo o Paraná. Foto: Gilson Abreu/AENAs cidades do suleste paranaense encerraram o mês de outubro com saldo positivo na geração de empregos, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Os números apontam que a região fechou o período com 2.069 admissões e 1.563 demissões, um saldo de 506 vagas.

No mês de outubro, o destaque foi o município de Fazenda Rio Grande, com saldo de 244 postos de trabalho, enquanto na Lapa a variação entre contratações e desligamentos ficou negativa em 75 vagas. Com relação aos números do Paraná, o Caged aponta que o Estado abriu 33.008 vagas formais em outubro, sendo o terceiro melhor resultado do país.

Na avaliação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, os números refletem o acerto na estratégia do governo do Estado de valorizar a produção local e investir em obras estruturantes como base da recuperação de empregos, citando ainda que os números espelham o crescimento que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia constatado em setembro na indústria (7,7%), no comércio (2,6%), no turismo (11,7%) e em serviços (1,2%). “São dados animadores que se somam à retomada dos empregos. Este é o melhor programa social que existe e aquele que conforta as famílias. Estamos buscando investimentos junto ao setor produtivo, facilitando o acesso ao crédito e estimulando ainda mais o empreendedorismo com programas de desburocratização”, afirmou Ratinho Junior. “O Paraná é forte e dá sinais positivos para o País”, pontuou.

No acumulado do ano, o levantamento mostra que o suleste paranaense apresenta números positivos de 1.392 vagas, com 18.195 contratações e 16.803 desligamentos. Nesta condição, Fazenda Rio Grande detém o melhor desempenho, com superávit de 311 oportunidades, e Campo do Tenente aparece na contramão, com resultado negativo de -5.

Nacional – O Brasil registrou, pelo quarto mês consecutivo, saldo positivo na geração de empregos. Em outubro, foram 394.989 vagas com carteira assinada, diferença de 1.548.628 admissões e 1.153.639 demissões. No acumulado do ano, porém, o país tem números negativos em 171.139, em decorrência de 12.231.462 contratações e 12.402.601 desligamentos.

Saldo de empregos outubro. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email