Dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
As cidades da região fecharam 2021 com saldo positivo de contratações, é o que apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) administrados pelo Ministério do Trabalho.
Com os resultados do mês de dezembro, são contabilizados 27.050 novos postos de trabalho criados durante todo o ano. O número de demissões somam 23.891, resultando em um saldo de 3.159 novos postos de trabalho.
Em dezembro, período em que fecha o relatório anual, Agudos do Sul (-19), Campo do Tenente (-6), Contenda (-15), Lapa (-93), Mandirituba (-13), Piên (-19) e Rio Negro (-91) tiveram um saldo negativo de contratações, o que significa que mais demitiram do que contrataram. Em contrapartida, no acumulado do ano, somado todos os meses, apenas Piên fechou os 12 meses com um resultado negativo. Os demais fecharam o ano com saldo de contratações positivo.
Segundo coordenadora da Agência do Trabalhador de Piên, Ana Lima, o ano de 2021 foi desafiador. Ela conta que empresas estavam com muitas demissões, com redução de carga horária e portanto novas estratégias se fizeram necessárias. “A saída que encontramos no ano para não deixar todos esses munícipes desempregados era recorrer a empresas vizinhas onde empregamos muitas pessoas, porém, o saldo não conta para o município e sim onde a empresa está localizada”, afirma.
De acordo com Ana, há casos em que os trabalhadores conseguiram empregos em cidades vizinhas. Em 2022, a previsão é de um cenário otimista, isso porque o novo distrito industrial deve alavancar a geração de empregos em Piên, como explica Ana. “A prefeitura adquiriu o local que será criado o distrito industrial para que novas empresas se instalem no município e assim possam gerar novos empregos e renda aos nossos munícipes, sem precisar que eles se desloquem para outra cidade”, comenta..
Além disso, a Agência do Trabalhador de Piên tem investido em cursos de capacitação. Esta é uma medida para evitar que empresas precisem buscar mão de obra em outras cidades. “Fizemos uma pesquisa em várias empresas para saber qual era a maior dificuldade na contratação de mão de obra. E o resultado foi que muitas vezes falta mão de obra qualificada”, conta.
Nos próximos dias cursos gratuitos serão oferecidos em Piên, entre eles, agente de inspeção de qualidade, costura industrial, eletricidade industrial, leitura e interpretação de desenhos técnico, logística, mecânica industrial, metrologia básica, operador de processos de produção e operação de empilhadeira NR11.
O estado do Paraná fechou o ano de 2021 como o estado que mais gerou empregos na região Sul do Brasil. Foram 172.636 empregos formais, que é o quarto melhor desempenho do país e o primeiro entre os estados da região Sul. Essas vagas representam 6,3% do total de vagas que foram criadas no Brasil.
O Paraná liderou entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ainda de acordo com o Caged é possível concluir que as 172 mil vagas geradas no estado somam mais do que os sete estados da região Norte, que registrou 154 mil vagas.