sábado, 22
 de 
janeiro
 de 
2022

Região fecha mês de novembro com saldo de contratações

Empregabilidade na região fechou com números positivos. Foto: Gilson Abreu/AEN

As cidades da região suleste paranaense tiveram um saldo geral positivo de contratações, é o que apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), como referência o mês de novembro de 2021. O Caged faz um levantamento mensal do número de empregos criados e demissões de todos os municípios e foi divulgado no dia 23 de dezembro.

No período do levantamento, Piên registrou 88 contratações e 127 demissões, resultando em um saldo negativo de -39. A coordenadora da Agência do Trabalhador de Piên, Ana Lima, afirma que os números são um reflexo da parada que algumas empresas fazem no fim do ano. “Final de ano é um período difícil para as empresas. As contratações diminuem devido aos fechamentos de final de ano”, explica Ana.

A coordenadora enfatiza que além dos recessos praticados por algumas empresas, grandes são os custos com décimos e férias. “Muitas empresas param, precisam fazer acertos de férias, décimo terceiro, entre outros benefícios. É onde optam a não fazer as contratações de final de ano e acabam deixando para fazer no início do ano”, conclui.

Ana explica que uma das estratégias adotadas por Piên é a não adesão ao recesso de fim de ano da Agência do Trabalhador. “Junto com o prefeito Maicon Grosskopf, optamos por não fazermos recesso durante o mês de dezembro e início de janeiro, para que pudéssemos estar analisando pontos estratégicos para iniciar o ano de 2022 com grandes números de vagas abertas”, afirma.

Segundo a coordenadora da Agência do Trabalhador de Piên, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico atuou no mês de dezembro buscando entrar em contato com empresas para levantar informações referente ao ritmo de produção e vagas no decorrer do ano. Após uma análise e estudos, segundo a municipalidade, uma das alternativas que será adotada é a qualificação da mão de obra, onde serão ofertados cursos profissionalizantes no primeiro semestre. Esses cursos devem se estender por todo ano.

Na última semana, a Agência do Trabalhador de Piên iniciou um processo seletivo para a empresa PKC Motherson, de Campo Alegre, onde 35 candidatos participaram. Nesta semana a empresa retornou ao município para mais um processo seletivo e, segundo a Agência do Trabalhador, nos próximos dias, o município receberá as empresas Oxford Porcelanas e Implantec Móveis.

A prefeitura de Agudos do Sul, assim como Piên, busca encaminhar os moradores para vagas de emprego em empresas mais próximas da cidade. É o caso da PKC, como explica o secretário de Ação Social, Jaime Ferreira. “Nós buscamos sempre levar nossos munícipes para entrevistas em empresas da região. Neste mês de janeiro já tivemos um processo seletivo que deve auxiliar nossos números de empregados a se tornarem positivos”, explica o secretário Jaime. Em Agudos do Sul, foram 19 pessoas contratadas e 28 demitidas, resultando em um saldo negativo de -9. 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email