Novos automóveis reforçarão a frota da Estratégia da Saúde da Família nas cidades
Os dez municípios do suleste paranaense receberam, nesta terça-feira, novos veículos que passam a integrar a frota da área da saúde. Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou mais 108 veículos para a Estratégia da Saúde da Família (ESF) a 24 municípios de abrangência da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, em um investimento de R$ 3,7 milhões.
De região, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda e Piên foram contempladas com dois veículos cada, enquanto Mandirituba, Quitandinha e Tijucas do Sul receberam três automóveis. Já a cidade de Rio Negro recebeu quatro, Lapa terá cinco novos carros e Fazenda Rio Grande teve a entrega de nove veículos.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou os avanços no setor com os investimentos do governo do Estado. “Nenhum estado tem um programa de Saúde da Família tão bem estruturado e resolutivo como o Paraná. Este investimento descentralizado está colocando as prefeituras e o Estado, dentro da casa dos paranaenses, fortalecendo a regionalização da Saúde proposta pelo governador Ratinho Junior”, disse.
Os automóveis foram doados para as equipes municipais, com o objetivo de possibilitar o aumento no número de atendimentos de Saúde domiciliares para acamados e sequelados da Covid-19, além do reforço na busca ativa para vacinação e avaliações fisioterápicas. Cada carro, modelo Volksvagen Gol, com motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas, foi comprado por R$ 34,5 mil.