sexta-feira, 4
 de 
julho
 de 
2025

Serviços alavancaram geração de empregos no suleste paranaense

Serviços/Foto:O Regional O comportamento favorável do emprego na região no ano passado se deu em grande parte devido ao bom desempenho do setor de serviços. Todas as cidades do suleste paranaense tiveram números positivos na referida área, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados recentemente. Entre admissões e desligamentos, o setor terminou 2012 com um saldo positivo de 940, com destaque para os municípios de Fazenda Rio Grande, Lapa e Rio Negro.
Antonio Gilmar do Prado, de Piên, cidade onde os números deste setor também são positivos, possui uma empresa que presta serviços de roçada e limpeza com quatro funcionários. Segundo ele, este é um setor que tem crescido, pois as pessoas têm procurado mais este tipo de serviço pelo fato de se tratar de equipes preparadas e equipadas.
O comércio também teve bons números, com 445 postos de trabalho a mais, puxado principalmente por Fazenda Rio Grande; as únicas cidades com números negativos nesta atividade foram Contenda e Mandirituba. A indústria de transformação teve no ano passado balanço positivo de 132 empregos gerados, apesar da grande queda de postos de trabalho nesta área em Mandirituba.
Também tiveram saldo positivo na região os setores de extrativismo mineral e de serviços industriais de utilidade pública, com 15 cada. O mesmo ocorreu com a administração pública, com 12.
Apenas dois setores tiveram balanço negativo de empregos em 2012 no suleste. Um deles é a agropecuária, com 67 postos a menos. O grande agravante está na Lapa, onde o saldo negativo de empregos nesta atividade foi acentuado. O outro setor que não teve bons números foi a construção civil, com saldo negativo de 4, puxado para baixo também principalmente pela Lapa. Números favoráveis nesta área se deram apenas em Mandirituba, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande e Agudos do Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email