Site icon Jornal O Regional

Secretaria de Meio Ambiente promove mutirão de castração no próximo final de semana em Pinhais

Interessados na castração dos animais devem se cadastrar no site da prefeitura. Foto/Divulgação Prefeitura de Pinhais

No próximo sábado (25), a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Pinhais, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea), promove no município mais um mutirão de castração. A ação faz parte do programa permanente de castração de cães e gatos.

Este é um projeto que tem o objetivo do manejo populacional dos animais e o incentivo à educação ambiental de guarda responsável dos tutores. A ação foi idealizada em 2008 e regulamentada pelo decreto municipal nº 750/2018.

Os animais que serão castrados nesta edição do mutirão da castração já tinham sidos inscritos no programa, sendo que os tutores também participaram da palestra educativa realizada pela Divisão de Bem-Estar Animal. Estes dois procedimentos são exigências obrigatórias do projeto.

O programa de castração de cães e gatos de Pinhais é promovido de graça, entretanto existem alguns critérios de participação, tais como – ser animal de morador do município que deve comprovar participação ativa em alguma programa social;  animal em situação de rua e comunitário; animal de pessoa em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e animal de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da Semma. As informações e detalhes constam no decreto nº750/2018, disponível no link (https://bit.ly/3Eo0b0x). O decreto está na página 7 do arquivo.

Interessados em participar da próxima edição do mutirão devem se inscrever no programa preenchendo o formulário que está disponível no site da prefeitura (https://www.pinhais.pr.gov.br/castracao). Ressaltando que a participação do projeto está condicionada aos critérios exigidos.

Para tratar do assunto e receber orientações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, com a Divisão de Bem-Estar Animal, pelos telefones (41) 3912-5705 e 3912-5707.

 

Sair da versão mobile