Município é o segundo colocado no desempenho dos índices entre as 29 cidades que compõem a 2ª Regional de Saúde durante o segundo quadrimestre de 2022
O trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul, por meio da Atenção Primária, colocou o município como o segundo colocado entre as cidades da 2ª Regional de Saúde no desempenho dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que é um modelo de financiamento que destina recursos e investimentos aos municípios em conformidade com os resultados obtidos nos índices.
Considerando o segundo quadrimestre de 2022, Tijucas do Sul alcançou a nota 8,9, ficando atrás apenas de Quitandinha, com 9,1.
Os indicadores abrangem estratégias e ações da atenção primária no acompanhamento de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e no acompanhamento relacionado à doenças crônicas.
As servidoras da Saúde do município, Bruna Yamaguchi e Keila Caroline Camargo, explicam que, com a implantação do programa, o município foi avançando consideravelmente nos quadrimestres avaliados. “Em 2021, por exemplo, dos sete critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, apenas um estava dentro do proposto. Os indicadores contemplam a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; consultas odontológicas de gestantes, realização de exames para sífilis e HIV para gestantes; mulheres com coleta de citopatológico; cobertura vacinal da primeira infância; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre”, detalham.
De acordo com Bruna e Keila, a atuação junto à atenção secundária e o hospital do município também contribuíram para a progressão nos dados. “Houve um trabalho de busca ativa, intensificando o contato com a população e estratégias para fortalecer o vínculo com a atenção primária. Enaltecemos a importância dos moradores estarem buscando os serviços, principalmente as mulheres na realização de exames preventivos”, indicam.
Para a secretária de Saúde, Elaine de Castro Neves, os resultados já obtidos indicam que o trabalho está no caminho certo. “Ainda não houve a divulgação do último quadrimestre de 2022, com os números de setembro, outubro, novembro e dezembro, mas há uma grande expectativa para continuarmos avançando. Destaco o empenho das equipes e profissionais que diariamente se dedicam às atividades da atenção primaria”, afirma.