quinta-feira, 24
 de 
junho
 de 
2021

Saúde de Quitandinha registra 1 mil transportes de pacientes por mês

Diariamente dezenas de pessoas são transportadas em busca de atendimento especializado em grandes centros. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de QuitandinhaDiariamente, centenas de pessoas se deslocam dos municípios da região para os grandes centros para atendimentos na área da Saúde. Em Quitandinha, a central de veículos realiza cerca de 1 mil transportes mensais para as cidades de Curitiba, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Lapa, onde são realizados tratamentos específicos como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e outros.

As viagens hospitalares começam, diariamente, às 4 horas, e há ainda uma ambulância que transporta exclusivamente dois pacientes que estão acamados, sempre que necessário. A prioridade são os pacientes com câncer, os de hemodiálise e aqueles que já estão em tratamento e com consultas agendadas, além de situações de urgência e emergência que também são atendidas.

Segundo o responsável pelos agendamentos de transporte para especialidades, Eliel Andrade Zaleski, são quatro carros, um micro-ônibus e duas vans, sendo uma que atende prioritariamente os pacientes da hemodiálise. “Todos saem daqui lotados. Se surge uma vaga, damos prioridade para os casos emergenciais. Mas procuramos atender a todos”, explica.

A prefeita Maria Julia Wojcik reforça que o alto número de atendimentos é o resultado de um trabalho que tem como um dos principais focos a saúde da população. “Antes de entrar para a política, eu trabalhava levando pacientes para os hospitais. Sempre levei a sério a saúde e acredito que temos que melhorar cada vez mais”, comenta.

Mutirões – O município também realiza, de meses em meses, mutirões de mamografia, oftalmologia e otorrinolaringologia, sendo que, no último, realizado em março, mais de dez pessoas foram atendidas e receberam aparelhos auditivos. Em junho, cerca de 30 mulheres serão atendidas no mutirão de mamografia. Nesses casos, os pacientes são levados de Quitandinha até São José dos Pinhais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email