quarta-feira, 8
 de 
maio
 de 
2024

Rodovias da região tiveram pontos de protestos de caminhoneiros

Na BR 280 também houve protesto dos caminhoneiros, que realizaram uma série de reivindicações/Foto: Arquivo / O RegionalA semana foi marcada, em várias partes do país, pela paralisação de caminhoneiros. Os protestos ocorreram em diversos estados, em protesto contra o governo federal e por melhorias para a categoria. No sul do Brasil, houve pontos de bloqueio nos três estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nos bloqueios eram permitidas as passagens apenas de veículos de passeio, ônibus e ambulâncias. Os principais alvos dos manifestantes foram as estradas federais. No entanto, no Paraná foram também bloqueadas para o transporte de cargas algumas rodovias estaduais. Uma delas foi a PR 281, no trecho entre Piên e Agudos do Sul.
A paralisação no local foi iniciada na manhã de segunda-feira. À noite, os manifestantes mudaram o bloqueio para as proximidades do trevo de Piên, por questões de segurança. Na terça, o ponto do protesto já era em outro lugar, também entre Piên e Agudos. “Este novo ponto era mais estratégico”, enfatizou Claudemir Bail, um dos líderes do protesto.
Eles contam que cargas de remédio e oxigênio eram liberadas. Segundo Claudemir, protestaram contra os altos preços do óleo diesel e dos pedágios, alegando também que o preço do frete está defasado.
Outro ponto próximo na região foi no município catarinense de São Bento do Sul. O bloqueio de caminhoneiros foi realizado na BR 280, no trevo de ligação com a SC 418, e também teve início na segunda-feira, assim como em maior parte do país. Este foi o segundo grande protesto de caminhoneiros em 2015; o primeiro ocorreu no início do ano.
A paralisação não afetou em grande escala o abastecimento do mercado como um todo. Porém, algumas indústrias já vinham demonstrando preocupação devido à possibilidade de falta de matéria prima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email