sábado, 2
 de 
março
 de 
2024

Rio Negro terá ações de castração animal

Prefeitura vai realizar castrações de cães em Rio Negro. Foto: Arquivo/O Regional
Prefeitura vai realizar castrações de cães em Rio Negro. Foto: Arquivo/O Regional
Previsão da prefeitura é que sejam realizadas 240 castrações por ano, sendo 10 machos e 10 fêmeas por mês

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro vai realizar ações de castração social de cães por meio de clínicas credenciadas. Ao todo serão realizadas 240 castrações por ano, sendo 10 machos e 10 fêmeas por mês.

A iniciativa tem o foco do controle populacional dos animais nas ruas do município, além da prevenção de doenças como tumores malignos em cães, contribuindo para a longevidade desses seres não humanos. O serviço gratuito será destinado aos cidadãos rio-negrenses que possuem uma renda familiar total de até dois salários mínimos.

De acordo com a municipalidade, a seleção será feita pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Rio Negro. O cadastro já pode ser realizado na Assistência Social, que fica localizada no antigo prédio do Fórum de Rio Negro, no Centro, apresentando documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de renda.

No local, os tutores também preencherão um formulário de cadastramento contendo todas as informações necessárias para a seleção dos animais. Após o cadastramento, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fará a pré-avaliação dos animais nas propriedades, assim como a identificação e registro dos seus dados, transmitindo em seguida as informações para as clínicas veterinárias credenciadas.

Os tutores cadastrados na Assistência Social e aprovados pela Secretaria de Agricultura e Meio ambiente serão chamados para comparecer em uma das clínicas credenciadas para a finalização do exame físico e anamnese já iniciados pela médica veterinária. Os tutores receberão todas as orientações para o dia da castração.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email