Ao todo, 35 municípios com melhor desempenho no programa receberam certificados de reconhecimento
Em cerimônia no Palácio das Araucária, em Curitiba, na última quarta-feira, os 35 municípios com melhor desempenho no programa Renda Agricultor Familiar receberam certificados de reconhecimento. O projeto atende famílias de pequenos agricultores em situação de vulnerabilidade, cadastradas pelo Programa Nossa Gente Paraná em 156 cidades do Estado.
As prefeituras homenageadas facilitaram o acesso de paranaenses a esses recursos. Com o projeto, os beneficiários recebem aportes do Estado para promover ações em saneamento (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas), produção destinada ao autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros) e processos produtivos (geração de renda por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas).
Na ocasião, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reiterou que diversas famílias melhoraram a renda por meio dessa iniciativa. “Os agricultores estão conseguindo utilizar os recursos com prudência, inteligência e criatividade”, afirmou.
De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as atividades possibilitadas pelo programa são fundamentais para a qualidade de vida das famílias da área rural. “A agricultura familiar é prioridade para as políticas públicas do Estado. É nosso papel ajudá-la a crescer, se tornar mais competitiva, e gerar riquezas”, complementou.
A produtora Karina do Rocio, de Tijucas do Sul, contou que, com uma área de três alqueires, conseguiu uma renda de R$ 9 mil com abóbora cabotiá com auxílio do programa, além da melhoria de seu saneamento. “Isso ajudou a pagar nossas contas atrasadas, na nossa alimentação, e ainda vou guardar para fazer a plantação no final do ano novamente”, comentou.
Mandirituba também esteve entre os homenageados, representada pela beneficiária do projeto, Marlene Machado, e Everly Stech.