terça-feira, 9
 de 
agosto
 de 
2022

Região tem desenvolvimento moderado

Área da saúde foi um dos pontos bem avaliados na região. Piên ficou com a segunda melhor marca no suleste paranaense/Foto: Arquivo / O RegionalTodos os municípios do suleste paranaense apresentam desenvolvimento moderado. É o que revela o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, que tem 2013 como ano-base, divulgado na última semana.
O estudo é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e tem abrangência nacional. Ele mostra que o setor mais bem avaliado na região é o da saúde. Por outro lado, quase todas as cidades apresentam dificuldade quando o assunto é emprego e renda, com exceção de Tijucas do Sul, onde a educação é o indicador que tem os menores números.
Os municípios da região avançaram no índice do ano-base 2013 em relação ao ano-base 2012, exceto Campo do Tenente. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Victor Leopoldo Werner, isto é resultado da economia nacional como um todo, o que gera segurança dos empresários em investir. “Aqui diminuiu consideravelmente a oferta de vagas de emprego e na Agência do Trabalhador o movimento maior é pelo seguro desemprego”, revela.
A melhor avaliação no suleste é a de Rio Negro, que alcançou IFDM de 0,7922, ocupando a 49ª posição no estado e a 509ª no país. O que diferenciou esta cidade das demais da região é o fato da educação ter recebido avaliação ainda melhor que a saúde.
O estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: educação, saúde e emprego & renda. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email