sábado, 20
 de 
julho
 de 
2024

Região têm cobertura de vacinação contra a gripe abaixo do esperado

Campanha ainda não atingiu a meta esperada. Foto: Venilton Küchler/AENCom a baixo índice de imunização dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até 30 de junho a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste ano, a ação esteve dividida em três fases, com expectativa de vacinar mais de 36,1 milhões de pessoas.

Em toda a região, a população alvo da campanha é formada por mais de 66,5 mil pessoas. Até ontem à tarde, foram aplicadas 52 mil doses da vacina, correspondendo por 78% de cobertura vacinal.

A diretora de Vigilância em Saúde de Fazenda Rio Grande, Nelcelí Garcia, detalhou que pouco mais de 69% do total do público-alvo foi vacinado no município. “A meta de 90% já foi alcançada apenas no grupo dos idosos, com 155%. Nos demais, ainda está abaixo do esperado. Chamamos as gestantes, os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos, as mulheres que tiveram bebês até 45 dias a procurarem sua Unidade de Saúde para se imunizarem”, pontuou.

Recentemente, o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância dos municípios intensificarem a aplicação da vacina. “Recomendamos que os municípios realizem ações de vacinação e de busca ativa pelo público elencado para receber a dose, prevalecendo sempre as regras vigentes neste momento de distanciamento social e de segurança por conta da Covid-19”, ressaltou.

Grupos prioritários – São alvo da campanha crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas a partir dos seis meses de idade, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, profissionais da força de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email