sábado, 22
 de 
junho
 de 
2024

Região chega a 339 mil habitantes no resultado do Censo

População local ultrapassou a marca de 339 mil habitantes, segundo dados do Censo. Foto: Arquivo/O Regional
População local ultrapassou a marca de 339 mil habitantes. Foto: Arquivo/O Regional
Resultados do Censo 2022 foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidade mais populosa da região é Fazenda Rio Grande e a menor população está em Campo do Tenente

O suleste paranaense, somadas as dez cidades da região, tem uma população de 339.162 pessoas. É o que apontam os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, realizado no ano passado e que teve divulgação na última quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento da população regional no comparativo com os resultados do Censo anterior, o de 2010, é de 33,4%. Naquele ano eram 254.249 pessoas na região. Ou seja, o suleste teve um acréscimo de 84.913 habitantes em 12 anos.

A cidade mais populosa da região, segundo o novo Censo, continua sendo Fazenda Rio Grande, agora com 148.873 habitantes, seguida da Lapa, com 45.003. As menores populações estão em Campo do Tenente, que tem 7.508, e Agudos do Sul, cuja população é de 10.233.

A maior variação percentual de um Censo para outro entre os municípios da região é de Fazenda Rio Grande, cuja população aumentou em 82,3%, seguido por Agudos do Sul, que passou a ter 23,7% moradores a mais em relação a 2010. As menores taxas de crescimento populacional no período são de Lapa e Rio Negro; em ambas o número de habitantes cresceu 0,2%.

Fazenda Rio Grande também tem a maior densidade demográfica do suleste paranaense, com 1.275,93 habitantes por quilômetro quadrado. A segunda maior densidade é de Mandirituba, com 72,35. Já a Lapa tem a menor densidade demográfica da região, com 21,49 habitantes por quilômetro quadrado, seguida de Campo do Tenente, com densidade de 24,66.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, destacou essa expectativa pelo crescimento e enfatizou que por isso a prefeitura tem atuado fortemente em obras estruturantes, geração de empregos, obras em escolas e a abertura de um hospital na cidade.

O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf, também enalteceu a importância da realização do Censo. “Quero agradecer a equipe do IBGE e os servidores municipais que não mediram esforços para realizar a coleta de dados, bem como toda a população que recebeu os recenseadores e respondeu ao questionário”, salientou.

Censo. Arte: O Regional
Censo. Arte: O Regional

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email