segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Redução de salários de vereadores chega à região

Câmara de Mandirituba, que está funcionando no Teatro Municipal, recebeu documento para redução dos salários/Foto: Arquivo / O RegionalEm várias cidades do Paraná surgiram recentemente movimentos favoráveis à redução dos salários dos vereadores. Em Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, por exemplo, a pressão popular foi expressiva e fez com que as câmaras votassem projetos baixando a remuneração dos legisladores. Em Curitiba, nesta semana, moradores foram até a sede do legislativo e pediram a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.
Já nos municípios da região, os primeiros movimentos neste sentido aconteceram em Mandirituba e Quitandinha. Na semana passada, um grupo de moradores esteve na câmara de Quitandinha manifestando a favor da redução de salários no legislativo. Os vereadores conversaram com os manifestantes.
Já em Mandirituba, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Magistrado Municipal (SINMAG), Regina Cosloski Sizenando, protocolou na câmara de vereadores um requerimento sugerindo a criação de um projeto de lei que reduza os salários da casa a partir da próxima legislatura. A sugestão é alterar o salário dos vereadores de R$ 5.860,00 para R$ 1.172,00. “Acreditamos que o vereador deve realizar suas atividades como forma de apoio à sua cidade e não fazer do cargo um emprego”, comentou.
Regina Cosloski informou que muitos moradores compartilham da proposta e se não houver a apresentação do projeto pelo legislativo, será iniciada uma campanha para que o documento seja criado por iniciativa popular.
O presidente do legislativo em Mandirituba, Silvio Galvan, relatou que vai levar a proposta aos demais vereadores. Ele ressalta, porém, que neste ano já houve um corte de gastos no legislativo de pelo menos 50%.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email