Após anos sem funcionar, o raio-x de Tijucas do Sul voltou a atender a população. Segundo a prefeitura, uma série de questões burocráticas levaram à paralisação dos serviços do equipamento. Um dos empecilhos que impedia o funcionamento do equipamento era a licença sanitária.
A falta do equipamento gerava uma série de reclamações e, nos últimos dias, a questão foi solucionada. Segundo a Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul, toda a documentação está regular e o equipamento moderno deve agilizar os procedimentos. Ainda de acordo com a prefeitura de Tijucas do Sul, três profissionais foram contratados para operar o equipamento.
O diretor do hospital de Tijucas do Sul, Júlio César Kadanus, afirma que para colocar o equipamento em funcionamento, a prefeitura precisou correr atrás da licença junto a Vigilância Sanitária. “Conseguimos formalizar o contrato, com todos os documentos necessários, como a licença sanitária, com uma empresa que fornece o aparelho, e com esta mesma empresa, conseguimos colocar, além do raio-x, o serviço de telemedicina a favor da população”, explica Julio. Hoje, o cidadão de Tijucas do Sul faz o raio-x e as imagens vão para outro estado, onde o médico faz o laudo, em um período de quatro a doze horas.