Um dos anseios da prefeitura de Quitandinha está em fomentar a atividade agrícola no município, gerando renda para a população da área rural. Neste sentido, foi inaugurada na última segunda-feira a Casa do Produtor Rural Vereador José Alfredo Neto Gonzaga de Oliveira, espaço voltado para a comercialização de produtos coloniais.
A estrutura, construída na Praça da Bíblia, conta com stands para exposição de produtos. “Neste local, os produtores poderão vender artesanatos e produtos como queijos, pães, geleias, sucos, entre tantos outros fabricados no município”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jeferson Wojcik. O investimento neste espaço foi de R$ 216 mil, recurso este obtido através de emenda do deputado federal Luciano Ducci.
Com a inauguração do imóvel, a prefeitura aguarda agora o aval dos vereadores para repassar a cessão de uso para a Cooperativa Direto da Roça, que engloba cerca de 30 produtores do município. “Como subsídio e fomento, o executivo irá custear água e energia elétrica do local”, detalha Jeferson. A entidade também irá alugar, com um valor simbólico, uma parte da estrutura onde estarão instaladas seis lanchonetes. “Eram vendedores ambulantes que passarão a ter um espaço físico. Com o dinheiro arrecadado, será realizada a limpeza e a manutenção do prédio”, conta.
Para a prefeita Maria Julia Wojcik, a inauguração da Casa do Produtor é um importante passo para que seja ampliada a venda de produtos coloniais. “Temos muitos produtos fabricados no município e que são de excelente qualidade. Precisávamos abrir este espaço para que a população tivesse este acesso mais próximo”, ressaltou a prefeita, reforçando que há novos projetos para promover esta atividade. “Temos seguidamente apresentado demandas ao governo do estado e aos deputados. Buscaremos dar todo o suporte necessário para que os produtores tenham melhores resultados”, concluiu.