quarta-feira, 12
 de 
junho
 de 
2024

Quitandinha lidera ranking do Previne Brasil na 2ª Regional de Saúde

Prefeito comemorou junto à equipe da saúde o resultado alcançado no ranking. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Prefeito comemorou junto à equipe da saúde o resultado alcançado. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Com base no ranking federal Índice Sintético Final do programa Previne Brasil, município atingiu 9,75

A atuação da atenção primária em saúde de Quitandinha esteve, novamente, em destaque no ranking do programa Previne Brasil. A cidade liderou os indicadores entre os 29 municípios da 2ª Regional de Saúde do Paraná, considerando o primeiro trimestre de 2023.

O Previne Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde, é um modelo de financiamento que destina recursos e investimentos aos municípios em conformidade com os resultados obtidos nos índices.

Com base no ranking federal Índice Sintético Final do programa Previne Brasil, Quitandinha atingiu 9,75, resultado este, que monitora e reconhece os resultados alcançados e sua efetividade ou necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção, subsidiando a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da atenção primária a saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Danielli Teixeira da Cruz, os dados demonstram o comprometimento da equipe, com as ações desenvolvidas nas equipes de estratégia de saúde da família. “Este resultado além de todos os investimentos que estão sendo feitos pela nossa gestão, é mérito principalmente da equipe, uma equipe que busca constantemente o atendimento humanizado, com qualidade e eficácia. E isso é demonstrado nos números que colocam Quitandinha em um excelente patamar de saúde pública. Isso nos alegra e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer serviços essenciais e de excelência a toda população”, aponta.

O prefeito Zé Quirera destaca que melhorar a saúde e a qualidade de vida dos quitandinhenses é um compromisso assumido em sua gestão. “Estamos pela quarta vez em primeiro lugar em saúde entre todas as cidades do Paraná, e isso só é possível porque temos uma administração séria que emprega o dinheiro público onde ele precisa ser aplicado, que é o povo, na saúde do povo. Se temos saúde, o restante corremos atrás”, comenta.

Ainda segundo o gestor, a estrutura da saúde municipal busca atender todas as necessidades dos moradores. “Hoje, se você for até uma unidade de saúde, você encontra médicos, especialistas e também consegue na nossa farmácia os remédios necessários que fazem parte do SUS. Também temos o nosso transporte, para quem precisa de tratamento fora da nossa cidade. O quitandinhense que precisar de especialista especifico, hospital pra tratamento, acompanhamento detalhado, a prefeitura tem um programa de transporte que o leva e o traz, sem custo nenhum, fora a viagem que a prefeitura garante, ainda disponibilizamos o kit café pra quem embarca às 5 horas sentido Curitiba ou outras cidades vizinhas, fora o nosso Centro Municipal TEA”, detalha Zé Quirera, agradecendo ainda o empenho dos profissionais da saúde. “Aqui em Quitandinha, levamos a nossa saúde a sério e o meu compromisso é sempre esse. Na minha gestão eu trabalho por todos os quitandinhenses e quero já agradecer a toda equipe que torna isso possível, somos uma engrenagem, que trabalha em sintonia, a todos os Servidores da saúde, diretamente ou indiretamente”, finaliza.

A pontuação conquistada tem como resultado ponderado os indicadores do programa Previne Brasil, abrangendo ações e monitoramento dos indicadores de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas. Serve ainda como base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações na atenção primária a saúde.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email