Cada vez fica mais evidente a necessidade de se cuidar do meio ambiente e da efetivação de programas que auxiliem neste sentido. Em Quitandinha, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lançou um programa de construção e implantação de depósitos de lixo nas comunidades rurais para materiais comuns e recicláveis.
Através desta iniciativa, estão sendo construídas as ‘casinhas’ de lixo, as quais foram adaptadas e facilitam a separação dos materiais. “Estas estruturas têm duas cores, onde na parte marrom é depositado o resíduo comum e no verde os materiais recicláveis. Várias comunidades já foram contempladas e a previsão é de que até o final do projeto sejam construídas cerca de 180 em todo o município”, planeja o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jeferson Wojcik.
Para a prefeita Maria Julia Wojcik, esta medida também é essencial para o fortalecimento da renda dos coletores de materiais recicláveis do município. “Estes profissionais fazem um trabalho fundamental e enfrentam uma série de dificuldades já que o lixo não é devidamente separado. Agora, com estas estruturas apropriadas, acredito que a população poderá ajudar neste sentido e, ao mesmo tempo, contribuir diretamente com o Meio Ambiente”, frisou.
Paralelo ao projeto, a administração municipal fez a entrega de uniformes de verão para os profissionais da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis. Os colaboradores receberam três peças de camiseta, calça e bermuda, além da instalação de ventiladores no barracão de trabalho.