terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Quitandinha é destaque no ranking do Previne Brasil da 2ª Regional de Saúde

Quitandinha lidera ranking na área da saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Quitandinha lidera ranking na área da saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Entre os 29 municípios integrantes da 2ª Regional de Saúde do Paraná, município aparece na liderança, com pontuação de 9,08

Criado pelo Ministério da Saúde, o programa Previne Brasil é um modelo de financiamento que destina recursos e investimento aos municípios, a partir do desempenho dos indicadores. Entre os 29 municípios da 2ª Regional de Saúde do Paraná, a cidade de Quitandinha está na liderança, com pontuação de 9,08.

A pontuação conquistada é baseada em indicadores do Programa Previne Brasil que abrange ações estratégicas de Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e no acompanhamento de doenças crônicas. Serve também como base para a avaliação, realizada pelo Ministério da Saúde, em relação ao desempenho e na qualidade dos serviços oferecidos para os usuários do Sistema Único de Saúde no município, para fins de financiamento das ações da saúde.

Na avaliação da secretária de Saúde, Danielli Teixeira da Cruz, o município passou por um período de desafios, em decorrência da pandemia, e os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica. “Este resultado é mérito de toda equipe, que é comprometida, engajada e qualificada. E isso, é demonstrado nos números que colocam Quitandinha em um patamar de saúde muito bom. Isso nos alegra e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde de qualidade para toda a população. Mesmo em uma situação difícil de pós-pandemia conseguimos realizar todos os atendimentos já ofertados e conseguimos ampliar o atendimento da atenção básica”, pondera.

O prefeito Zé Quirera também enaltece o trabalho desempenhado pelo setor de saúde e a busca por investimentos para qualificar o setor. “A saúde sempre foi uma das prioridades dessa gestão, levar atendimento de qualidade a todos os quitandinhenses. Estar na liderança do programa é uma vitória de todos, principalmente da população que utiliza o serviço. Esse mês também foi realizada a contratação de médicos especialistas que irão atender no Centro de Especialidades de Quitandinha”, comenta.

O Centro contará com 11 médicos, sendo um cardiologista, um neurologista, um psiquiatra, um ortopedista, um ginecologista, dois obstetras, um dermatologista e três pediatras. Para o encaminhamento, os pacientes devem passar primeiro pelo atendimento do clínico geral nas unidades de saúde.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email