segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Quitandinha completa 61 anos com uma grande programação

Programação contou com a apresentação de artistas locais
Cidade foi emancipada de Rio Negro e Contenda em 1961. Programação contou com diversas atividades, shows artísticos e mobilizou a população local

 

No dia 13 de junho de 1961, Quitandinha foi emancipada dos municípios de Rio Negro e Contenda, tornando-se independente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da cidade está próxima de 20 mil habitantes.

Conforme informou a municipalidade, o primeiro morador foi Bento Dias de Moraes, que ocupou terras entre o Rio da Várzea e o Rio Caí, na divisa com Mandirituba. Não há evidências concretas de quando os primeiros moradores chegaram na região, mas sabe-se que seja aproximadamente no século 19, nos anos de 1.850.

O primeiro local foi chamado de Areia Branca. Conforme afirma a historiadora Silene do Amaral Di Lenna Esperandio, neta de Serafim Brabo, um dos primeiros moradores da região, no ano de 1.889, seu avô comprou a fazenda Sant’Ana do Heval e fundou um engenho de erva-mate. Serafim foi um dos responsáveis pela construção da estrada que liga Areia Branca a Curitiba. Ele também construiu com verbas do império, as estradas que ligam a Lapa, Ponte Nova, Ribeirão Vermelho e Rio dos Patos. Conforme conta a história, foi através de Serafim, em 1880, que foi realizado o primeiro alistamento eleitoral.

O nome da cidade tem origem de um restaurante, localizado na BR 116, o primeiro do município, e que recebeu o nome em alusão a uma homenagem ao Palácio de Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Programação – No último domingo e segunda-feira, uma programação diversa atraiu os moradores para o centro da cidade. Entre os eventos, uma missa foi realizada. Barraquinhas fizeram a venda de comida e um bolo de 10 metros foi produzido. No domingo a população acompanhou a apresentação de Paulinho Mixaria.

Apresentações artísticas contaram com Sorriso Campeiro, Cordiona Preta, Dino Cézar, Kauan Moura e Banda e Bruno e Breno. Além disso, passaram pelo palco Fábio Cezar, Paulo e Rodrigo e o Grupo Rodeio. No último domingo, também foi promovida a 3ª Caminhada Internacional da Natureza.  



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email