sábado, 20
 de 
julho
 de 
2024

Prorrogado o prazo para alistamento militar

Alistamento militar é um procedimento obrigatório em todo o território nacional. Foto: José Cruz/Agência BrasilO governo federal prorrogou, até o dia 30 de setembro, o prazo para jovens que completam 18 anos em 2020 fazerem o alistamento militar obrigatório. A prorrogação é em razão das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e consta em decreto publicado no Diário Oficial da União.

Para se alistar, os rapazes nascidos em 2002 devem acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, portando documento de identificação.

Na Lapa, a Junta Militar orienta os jovens a buscarem o site do alistamento na internet. “Em caso de dificuldade, o atendimento presencial é realizado mediante agendamento pelo telefone 36223017, de segunda à sexta do meio-dia às 18 horas, na Rua Eufrásio Côrtes, 312”, informa.

O não alistamento no prazo estabelecido acarretará em débitos com o Serviço Militar e, além de multa, o cidadão não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email