sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Projeto reverte a coleta de tampinhas em castração

Idealizadoras do projeto apresentaram a iniciativa em reunião na prefeitura. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de PiênA proliferação desenfreada de cães é uma triste realidade em quase todos os municípios da região. Em virtude deste fator, facilmente são encontrados os animais andando pelas ruas, expostos a acidentes e uma série de doenças. Em Piên, uma iniciativa privada, com o apoio do poder público, visa coletar tampas plásticas para reverter na castração dos cachorros.

Este trabalho é idealizado pelas jovens Andressa Taschek e Aline Schauer, que desenvolveram o projeto Tampinhas da Milonga. “Esta iniciativa é inspirada no programa Tampinhas da Theodora, que acontece em São Bento Sul. Por meio dele, são coletadas tampas plásticas e revendidas, sendo utilizado o valor para atividades sobre a posse consciente e a castração dos animais”, detalha Andressa.

Para castrar um animal, são necessários 112 quilos de tampinhas, que podem ser de todos os tamanhos e cores, sendo de potes de margarina, doces, refrigerantes, entre outros. “O projeto Theodora castrou no primeiro semestre 42 cães, envolvendo a participação de vários segmentos”, relata Andressa, detalhando sobre o programa em Piên. “Todo material arrecadado será comercializado com a empresa Movaltec. Em seguida, a vigilância tem um detalhamento das famílias carentes que podem ser atendidas. Os animais serão castrados em uma clínica em São Bento do Sul, que disponibiliza um valor acessível para realizar este procedimento”, salienta.

Esta proposta foi apresentada ao prefeito João Padeiro na última semana, que destacou a importância desta iniciativa. “É um projeto de cunho social e que estaremos apoiando na coleta das tampinhas, disponibilizando as repartições públicas como pontos de arrecadação”, comentou.

Além das repartições públicas, a entrega das tampinhas pode ser realizada na Dog Shower Banho & Tosa, localizada aos fundos do Assis Supermercados, no Centro. Paralelamente, as idealizadoras do projeto pretendem desenvolver outras atividades educativas e de posse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email