segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Projeto da Celepar agiliza sistemas do governo que ofertam serviços aos cidadãos

Com o projeto a Celepar pretende obter uma maior proteção dos dados e a possibilidade de continuidade da operação no caso da ocorrência de um desastre.
Uma atualização tecnológica da unidade de armazenamento corporativo beneficia sistemas como o de protocolo eletrônico E-Protocolo, o sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS e o correio eletrônico Expresso.
Com o projeto a Celepar pretende obter uma maior proteção dos dados e a possibilidade de continuidade da operação no caso da ocorrência de um desastre.

A Celepar implantou um projeto de atualização tecnológica na unidade de armazenamento corporativo do Governo do Estado, garantindo mais espaço e também agilidade no uso de dados em sistemas que ofertam serviços aos cidadãos.

O armazenamento corporativo atende a diversas soluções internas, como a de correio eletrônico Expresso, o sistema de protocolo eletrônico E-Protocolo, o sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS), além de estar disponível na rede de computadores por todo o Paraná.

“Quando falamos em tecnologia, temos que pensar também em melhorias de infraestrutura para que as nossas soluções ao cidadão ganhem performance e agilidade. Este projeto ilustra exatamente isso. Com mais espaço em armazenamento de dados, ganhamos também espaço para novos serviços digitais à população”, afirma o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Com a atualização na unidade de armazenamento, os sistemas e clientes do Governo passam a contar com uma solução de NAS (Network Attached Storage) escalável, flexível e de alto desempenho com espaço total de 1.5 petabytes de dados.

A NAS é uma unidade voltada para armazenar e compartilhar arquivos de diversos computadores dentro de uma rede. Esses equipamentos são soluções formadas por hardware e software, capazes de armazenar pastas e arquivos de forma centralizada e que possuem recursos avançados para o gerenciamento dos dados.

PLANEJAMENTO – O planejamento da migração do montante de 1 PB de dados, já utilizado no antigo NAS, foi complexo, exigiu um esforço concentrado da equipe responsável e levou cerca de dois meses até sua conclusão. A migração foi realizada de forma transparente e não foi necessário parar nenhum sistema.

O projeto de atualização tecnológica também prevê a reutilização do antigo NAS como uma réplica de arquivos de produção. Com essa configuração, a Celepar pretende obter uma maior proteção dos dados e a possibilidade de continuidade da operação no caso da ocorrência de um desastre.

– O planejamento também incluiu, para a segunda etapa, a aquisição de uma solução de armazenamento em nuvem privada, que após sua ativação disponibilizará mais 1 PB distribuído em dois equipamentos, servindo para arquivamento de dados, o que tornará o ambiente ainda mais flexível e moderno.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email