Considerando o grande potencial de reciclagem que pode ser explorado no Brasil, garantindo retorno econômico e conservação da natureza, o Sicredi Integração PR/SC criou o Projeto Transformar, que por meio de parcerias, confecciona e distribui bolsas (ecobags) produzidas a partir de banners usados pela cooperativa.
A iniciativa começou em Mandirituba, promovendo o reaproveitamento de materiais e garantindo a geração de renda para duas instituições da cidade. O Sicredi encaminha os banners que seriam descartados para a Cooperativa de Produtores Rurais e Artesãos de Mandirituba (Coopermandi), que confecciona as bolsas e sacolas (ecobags). Toda a produção é comprada pelo Sicredi Integração PR/SC e doada para a Apae do município.
A entrega do primeiro lote das ecobags para Apae aconteceu na última sexta-feira. Para o presidente do Sicredi Integração PR/SC, Luiz Roberto Baggio, iniciativas como essa estão entre os diferenciais do cooperativismo de crédito. “Nosso modelo de negócio trabalha para o desenvolvimento econômico das regiões onde as cooperativas atuam. Essa ação é mais uma maneira de envolvermos a nossa comunidade cooperando para a geração de renda e a qualidade de vida da sociedade”, afirma o presidente.