segunda-feira, 11
 de 
novembro
 de 
2024

Programa Pré-Aprendizagem forma 40 jovens em Pinhais

Jovens participaram da formatura do projeto Pré-Aprendizagem. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Jovens participaram da formatura do projeto Pré-Aprendizagem. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Com idades entre 14 e 18 anos, adolescentes foram encaminhados pelos Cras e Creas para a formação remunerada e agora serão jovens aprendizes no serviço público municipal

A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na última semana, a formatura de 40 jovens inscritos no programa Pré-Aprendizagem. Encaminhados pelos Cras e Creas do município, os participantes passaram pelo processo de formação promovido pela prefeitura em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (Ciee-PR), recebendo, cada um, uma bolsa de R$ 600.

Com a formação, os contemplados passam a integrar a terceira turma do programa Jovem Aprendiz, contratados para exercerem atividades remuneradas no serviço público municipal pelo período de 18 meses.

De acordo com a prefeita Rosa Maria a medida, pioneira no Paraná, tem recebido grande adesão da comunidade, que responde positivamente ao investimento do executivo. “Nós queremos que esses meninos e meninas não só estejam trabalhando, mas que, ao saírem do programa, já saibam qual faculdade vão fazer, qual curso superior vão fazer. Esse é o retorno que o poder público pode ter, quando investe em qualificação, na juventude. Saímos de 25 em 2019 para 40 jovens hoje, quase o dobro. Essa é uma escolha do orçamento público, de investir na juventude. Uma cidade que quer crescer e se desenvolver, precisa investir nas pessoas”, declarou.

Para Eduardo Gomes Félix, de 16 anos, um dos jovens selecionados para a nova turma de aprendizes, a expectativa agora é o primeiro dia de atividade na Unidade de Saúde Vila Amélia: “Eu espero evoluir profissionalmente. Vai ser muito importante porque vou administrar meu dinheiro e ajudar em casa”, projeta. “Eu gostaria de ingressar no Exército ou fazer faculdade de TI (Tecnologia da Informação), na área de computação”, apontou.

Também por intermédio do Cras, a Iris Fernanda Pellegrini, de 15 anos, mãe de uma bebê de apenas oito meses, entrou no programa de Pré-Aprendizagem para buscar conhecimento na área de marketing e computação, contando com todo o suporte das equipes para seguir seus objetivos. “Foi incrível fazer parte da turma e poder conhecer novas pessoas. Não foi fácil fazer o curso com a minha bebê, foi um desafio muito grande, mas não deixei de acreditar em nenhum momento, todos me apoiaram no que eu precisei”, contou.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email