quarta-feira, 6
 de 
julho
 de 
2022

Programa municipal de recuperação econômica sinaliza para resultados positivos em Pinhais

Programa está atendendo empreendimentos na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais

Lançado há três meses pela prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Programa de Recuperação das Atividades Econômicas do Município (Superação) vem apresentando resultados positivos. A iniciativa surgiu com a proposta de contribuir para retomada da economia e para amenizar os impactos da pandemia, com medidas destinadas a atender as necessidades das empresas, empreendedores locais e gerar emprego e renda.

O Superação possui mais de 20 propostas que vão ao encontro dos interesses e visam fomentar a economia local. Uma delas é a qualificação de mão de obra por meio de parcerias com o Sebrae, Senac, entre outras instituições, oferecendo cursos e capacitações gratuitamente para moradores da cidade. A geração de emprego também se destaca, na qual Pinhais obteve um saldo positivo de postos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021 e, segundo relatório da Agência do Trabalhador, entre janeiro e junho deste ano, aproximadamente 770 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. Outro dado importante é o número de novos alvarás de funcionamento que foi de 1.320, entre os meses de janeiro a julho deste ano. Com um número crescente de novos negócios, a Sala do Empreendedor realizou mais de 5.500 atendimentos e o Banco do Empreendedor realizou mais de 320 novos atendimentos, resultando na liberação de crédito para mais de 180 empresas e injetando mais de um milhão de reais na economia local.

Há também, para micros e pequenos empreendedores, o Fundo de Aval Garantidor, uma opção que amplia a possibilidade de financiamento para este grupo. Este é um recurso usado para complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras para aprovar o crédito, sendo uma opção alternativa à garantia de um avalista em operações de microcrédito. Além deste, há outros tipos de financiamento liberados por meio do Banco do Empreendedor.

A prefeita Marli Paulino comemorou os números e frisou que as ações do Plano Superação estão à disposição das empresas locais. “Quando nós elaboramos esta série de medidas, pensamos em diversos aspectos para superar a crise e em prol das empresas e empreendedores. Oferecemos mais de 20 propostas, como prorrogação do IPTU e ISS, o REFIP para negociação de tributos, programa para as empresas venderem para a prefeitura, entre outras. Todas são alternativas que, além de gerar números positivos, vão ao encontro dos interesses do setor e contribuirão para a retomada da economia, geração de emprego e renda em Pinhais”, disse.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email