Um projeto da prefeitura de Agudos do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que beneficiará moradores que necessitam de próteses dentárias começa a ter os primeiros resultados. Nesta quinta-feira, a empresa licitada pelo município para fazer as próteses estará na Unidade Rui Barbosa para tirar molde dos primeiros 30 pacientes, que já estão com o procedimento agendado.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Katya Carvalho, os recursos são originários do governo federal, dentro do programa Brasil Sorridente. Ela explica que o município recebe R$ 7,5 mil por mês para pagamento das próteses, sejam elas totais, parciais, removíveis, superiores ou inferiores.
O benefício é concedido gratuitamente aos moradores que necessitam. Eles passam primeiramente por adequação do meio bucal com profissionais dentistas, procedimento este custeado pelo município. “Depois disso, a empresa responsável vem para tirar os moldes e então produzir as próteses, que serão entregues depois de 15 dias, também na Unidade Rui Barbosa”, salienta a secretária, enfatizando que isto proporcionará aos pacientes grandes benefícios relacionados à deglutição e à estética. Pessoas que necessitam de próteses podem procurar a Secretaria de Saúde para serem atendidos nos novos agendamentos do programa.
A prefeita Luciane Teixeira enfatiza que Agudos foi contemplado no programa federal graças às idas do executivo a Brasília. Ela destaca ainda as ações do município em relação à saúde bucal, como a disponibilização de dentistas para atender a população e a realização de atendimentos odontológicos no Consultório Móvel, ônibus que percorre as localidades do município.