sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

Programa de intercâmbio seleciona alunos de quatro cidades da região

Colégio Rui Barbosa, de Agudos do Sul, é uma das instituições com aluna selecionada no programa. Foto: Arquivo/O RegionalO programa de intercâmbio Ganhando o Mundo divulgou, na última terça-feira, a lista com os nomes dos alunos de escolas da rede estadual de ensino do Paraná aprovados na seleção do projeto. Ao todo, 100 estudantes foram selecionados e cada um deles representa um município diferente do Paraná, embarcando para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano.

Para a seleção, que ocorreu em duas etapas, foi utilizado como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020. Na primeira fase, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do Estado — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos os requisitos para a seleção, enquanto na etapa final foram classificados os 100 estudantes com as maiores notas. Da região, há representantes de escolas de Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Lapa e Mandirituba.

Na avaliação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, esta é uma oportunidade de transformação da vida dos estudantes da rede pública. “É um programa que premia aqueles alunos que se dedicam aos estudos e que oferece uma oportunidade marcante na vida deles, que é passar um tempo estudando em outro país. É mais uma das transformações que aplicamos na educação do Paraná”, ressaltou.

A jovem Milena Bianca Gaveliki das Neves, que é uma das selecionadas no programa e estará representando o colégio Rui Barbosa, de Agudos do Sul, destaca a satisfação em poder ter esta experiência. “É uma chance sem igual e fico imensamente grata e orgulhosa por representar a minha cidade no programa. É algo que vai me agregar muito e terei a oportunidade de conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes, algo que vai me construir pessoalmente e profissionalmente”, destaca.

Para a diretora da instituição, Dorcilia Terezinha Nossol, este é um motivo de orgulho para toda a comunidade escolar de Agudos do Sul. “A Milena é uma aluna exemplar, dedicada, e estará levando o nome da escola e do município para fora. O resultado é um orgulho para todos nós e um fator de motivação para que mais estudantes possam participar deste programa. Além disso, destacamos o empenho dos professores para que nossos alunos obtenham essas conquistas”, enaltece.

Selecionados – O estudante selecionado e o seu responsável legal deverão comparecer à sede do colégio onde o aluno está matriculado até as 17 horas de hoje para assinatura do Termo de Compromisso ou o Termo de Desistência. Além do Termo de Compromisso, será preciso preencher os termos de ciência de responsabilidade para revalidação e equivalência dos estudos e o de responsabilidade sobre informação de saúde, que estão nos anexos do Edital 68/2020. Caso algum estudante convocado pela lista de classificação final desista de participar do programa, será convocado o próximo estudante da lista.

No processo seletivo, puderam participar estudantes que ingressaram no ensino médio na rede estadual do Paraná em 2021, além de ter cursado os anos finais do Fundamental na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque. A seleção dos intercambistas foi feita pela média de notas e frequência, na qual o aluno deveria ter média maior ou igual a 7,0 em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020, no 9º ano.

Alunos selecionados no intercâmbio. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email