sábado, 2
 de 
julho
 de 
2022

Programa da Copel melhora convivência entre árvores e redes de energia

Programa da Copel melhora convivência entre árvores e redes de energia/Foto: Divulgação / CopelA Copel reuniu uma série de iniciativas com o objetivo de melhorar a convivência entre as árvores e as redes de energia. Pelo Programa Florestas Urbanas, a Companhia atua junto às prefeituras no planejamento da arborização das vias públicas, contribuindo para a preservação do meio ambiente nas cidades e para a redução das interrupções no fornecimento de energia causadas pelo conflito entre a vegetação e o sistema elétrico.
O princípio básico é que as árvores adequadas sejam plantadas nos locais corretos. Para isso, o programa reúne ações como a produção de mudas, melhorias nos procedimentos de poda e treinamentos dos servidores públicos. Com essa atuação, a ideia é reduzir o número de intervenções drásticas nas árvores.
Um dos alicerces do Florestas Urbanas é o fornecimento de mudas em tamanho padrão para plantio em calçadas (mudas com 2,10m de altura ou mais). Na Copel, a produção das mudas de arborização urbana teve início em 2007. Desde então, 40 mil mudas já foram plantadas em vários municípios da área de concessão da Companhia.
Atualmente, a produção está concentrada em três hortos florestais: Horto Florestal das Cabreúvas (UHE Gov. Ney Braga), Horto Florestal das Perobas (UHE Gov. José Richa) e Horto Florestal do Cerrado (UHE Mourão). Somente em 2015, mais de 40 municípios solicitaram mudas à Copel.

Fonte: AEN

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email