segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Produzido na região, mel da Napisul obtém selo de exportação

Vanderlei e as colaboradoras da Casa do Mel destacam esta importante conquista. Foto: DivulgaçãoA produção de mel do suleste paranaense obteve mais uma importante conquista. No último mês, a entidade que congrega os produtores, o Núcleo de Apicultores da Região Suleste do Paraná (Napisul), conseguiu junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um novo modelo de certificação. É o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportação.

A Napisul possuía o ER/SIF a nível nacional, o que já garantia a qualidade do produto e possibilitava a comercialização em todo o Brasil. Segundo o presidente da entidade, Vanderlei Rocha, agora o mel da região saiu do ER Nacional e passou ao SIF exportação. “Quem não se enquadrou no modelo exportação foi fechado pelo SIF. Nós da Napisul conseguimos, conquistamos um degrau a mais em nosso trabalho”, enfatiza. O rótulo com o novo selo já está sendo produzido.

O presidente explica que isso não quer dizer que a Napisul vai exportar no momento. “Atualmente, para nós que fazemos envase e venda direta nos estabelecimentos do Paraná e estados vizinhos, o mercado nacional está consumindo toda a demanda e sendo vantajoso, com bom valor agregado. Vender para fora do país não é viável por enquanto; ainda não temos na região produção para exportar”, salienta Rocha.

A sede da Napisul é a Casa do Mel, em Agudos do Sul. Em média, quatro toneladas por mês são envasadas no local e o presidente diz que o volume pode dobrar agora com o novo SIF. “Tem mel em sachê, bisnaga e pote. Cera alveolada também. Somos referência na prestação de serviço aos apicultores que fazem venda direta, agregando 100% no valor do produto a granel para o envasado certificado com SIF. Temos certificação de mel da abelha Apis mellifera e da abelha sem ferrão, da qual fomos um dos primeiros no Paraná”, enaltece.

A Napisul foi fundada em 2006 e desde então vem incentivando a apicultura regional. Atualmente, a entidade congrega cerca de 40 sócios, não só do Paraná, pois já tem também produtores de Santa Catarina e São Paulo associados, além de empresas do ramo de mel. Produtores interessados pode contatar a Napisul pelo telefone (41) 98834 5190.

Incentivo – A prefeitura de Agudos do Sul divulgou nesta semana que, em breve, a Napisul estará recebendo novos equipamentos adquiridos através de uma emenda parlamentar, o que favorecerá a produção e geração de renda aos produtores. A prefeitura é uma das apoiadoras da Casa do Mel e incentivadora da atividade, colocando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente à disposição dos interessados no ramo e destacando a importância do mel para o desenvolvimento econômico e como fonte de energia e saúde para a população.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email