terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Primeiros casos de coronavírus são confirmados no estado do Paraná

Beto Preto e a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, falaram sobre o tema. Foto: Geraldo Bubniak/AENA crescente confirmação de casos de coronavírus em todo o mundo tem colocado os órgãos de saúde em alerta também no Paraná. Conforme o balanço da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado ontem, são seis casos confirmados da doença no Estado e outros 54 em investigação, não havendo, até o momento, notificações em cidades da região.

Entre os seis infectados pelo Covid-19, cinco são de Curitiba, de pessoas que estiveram na Europa, e um de Cianorte, de uma paciente que viajou ao Oriente Médio. Todos estão em isolamento e o estado de saúde deles não é grave.

De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, o momento é de intensificação das medidas de prevenção. “O Estado está preparado para este enfrentamento. Seguimos as medidas de contenção e de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde e contamos com o apoio das secretarias municipais, que é fundamental”, pontua.

Ainda conforme o secretário, não há motivo para pânico. “O que devemos é ressaltar as medidas preventivas e tranquilizar os paranaenses quanto à estrutura de saúde organizada no Estado”, afirma.

A Secretaria Estadual da Saúde orienta algumas medidas preventivas quanto ao coronavírus. É recomendado evitar aglomerações, especialmente para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de comorbidades, além de higienização das mãos, cobrir o nariz ao espirrar e tossir e usar lenços descartáveis. Outra orientação é o isolamento domiciliar em caso de suspeita da doença.

Em nível de Brasil, são 77 infecções confirmadas da doença até ontem. Estão sendo monitorados 1.422 casos suspeitos e 2.662 foram descartados.

Pandemia – Na última quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Pandemia é o termo utilizado para caracterizar o momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email