quarta-feira, 27
 de 
novembro
 de 
2024

Primeiros casos de coronavírus são confirmados no estado do Paraná

Beto Preto e a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, falaram sobre o tema. Foto: Geraldo Bubniak/AENA crescente confirmação de casos de coronavírus em todo o mundo tem colocado os órgãos de saúde em alerta também no Paraná. Conforme o balanço da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado ontem, são seis casos confirmados da doença no Estado e outros 54 em investigação, não havendo, até o momento, notificações em cidades da região.

Entre os seis infectados pelo Covid-19, cinco são de Curitiba, de pessoas que estiveram na Europa, e um de Cianorte, de uma paciente que viajou ao Oriente Médio. Todos estão em isolamento e o estado de saúde deles não é grave.

De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, o momento é de intensificação das medidas de prevenção. “O Estado está preparado para este enfrentamento. Seguimos as medidas de contenção e de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde e contamos com o apoio das secretarias municipais, que é fundamental”, pontua.

Ainda conforme o secretário, não há motivo para pânico. “O que devemos é ressaltar as medidas preventivas e tranquilizar os paranaenses quanto à estrutura de saúde organizada no Estado”, afirma.

A Secretaria Estadual da Saúde orienta algumas medidas preventivas quanto ao coronavírus. É recomendado evitar aglomerações, especialmente para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de comorbidades, além de higienização das mãos, cobrir o nariz ao espirrar e tossir e usar lenços descartáveis. Outra orientação é o isolamento domiciliar em caso de suspeita da doença.

Em nível de Brasil, são 77 infecções confirmadas da doença até ontem. Estão sendo monitorados 1.422 casos suspeitos e 2.662 foram descartados.

Pandemia – Na última quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Pandemia é o termo utilizado para caracterizar o momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email