segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Primavera será de calor e poderá chover acima da média no Paraná

Primavera será de calor e poderá chover acima da média no Paraná/Foto: Arnaldo Alves / ANPrA Primavera terá temperaturas um pouco mais elevadas que a média para este período do ano no Paraná e com regime de chuva variando entre o normal e acima da média histórica do estado, de acordo com o Instituto Meteorológico Simepar. Nesta quarta-feira, 23 de setembro, primeiro dia da nova estação, o clima é ainda mais atípico, com calor acima do normal para o fim do inverno. O motivo é um bloqueio atmosférico que impede a aproximação de massas de ar frio.
De acordo com o Simepar, a previsão é de que as temperaturas continuem altas nesta quinta-feira (24). Já entre sexta-feira e sábado ( 25 e 26), uma frente fria deve romper o bloqueio atmosférico, trazendo chuvas e causando uma quebra no ritmo das temperaturas.
Isso deve melhorar os índices de umidade do ar no Paraná, que com os dias consecutivos de calor e tempo seco estão em estado de atenção, com valores abaixo de 30% em diversos setores do Paraná, com exceção apenas do Sul, da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.
Dias mais longos – Na Primavera, a radiação solar é maior no Hemisfério Sul e os dias são mais longos que as noites, deixando a atmosfera mais aquecida. Segundo estudos do Simepar, estão previstas chuvas acima da média, entre 50 e 100 milímetros, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Central e Sudeste do estado. À medida que a primavera se consolida, as temperaturas sobem e devem permanecer altas durante toda a estação.
“Esse cenário de instabilidade atmosférica aumenta as chances de tempestades, temporais, granizo, raios, rajadas de vento moderadas e fortes”, afirma o meteorologista Cezar Duquia, também do Simepar.

Fonte: AEN

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email