O número de jovens e adultos de Tijucas do Sul que deixam diariamente o município para freqüentar salas de aulas de universidades na grande Curitiba e São José dos Pinhais é bem maior em relação aos demais municípios da região. Cerca de 200 estudantes se empenham para obter o curso superior.
Para o deslocamento são necessários quatro ônibus e até o ano passado a prefeitura contribuía mensalmente com 40 mil reais no custeio do transporte. Mesmo sem ter recursos específicos para esta finalidade, o prefeito Altair Gringo promovia ajustes visando colaborar com os estudantes. A partir desse ano, no entanto, a prefeitura anuncia que será necessário reduzir o valor do repasse em 50%, ou seja, serão 20 mil reais mensais.
A expectativa é que a União dos Estudantes Secundaristas de Tijucas do Sul– UEST compreenda que o custo da prefeitura com atendimento na saúde, estradas e educação municipal aumentou e não é mais possível manter o repasse de 40 mil. “Precisamos entender e como já era previsto anteriormente passar a contribuir mensalmente. Entendo que muitos estudantes possuem dificuldades financeiras, mas vamos buscar um consenso para que o repasse não seja oneroso”, declara a presidente da entidade, Manoela Reis.
Dois estudantes universitários estiveram participando da reunião da câmara e reclamaram do corte no repasse. Alexandre Cardoso e Luis Augusto Kerscher destacam que muitos não terão condição de pagar mensalmente pelo transporte. Já o estudante Alcemir Kowal relata que está disposto a pagar a mensalidade, pois se fosse para a faculdade de carro o custo seria muito maior.
Ontem, a câmara de vereadores, a Secretaria de Educação e membros do executivo municipal debateram o assunto. Nada oficial, porém, o encontro tratou basicamente da redução da contrapartida dos estudantes para 50 reais. Se será alterado ou não, o assunto deve ser concluído em outra reunião marcada para o dia 18.
Redação