segunda-feira, 13
 de 
maio
 de 
2024

Queda de energia causa prejuízo aos fumicultores

Fumo/Foto:Divulgação O início da semana foi de preocupação para vários fumicultores da localidade de Poço Frio, Piên. Eles contabilizaram prejuízos após uma queda de energia no bairro, o que causou problemas nas estufas elétricas usadas para a secagem das folhas de fumo.
O fumicultor José Rodrigues Neto contatou com a equipe deste semanário para relatar o ocorrido. Segundo ele, a energia veio a faltar na noite de domingo, por volta das 20 horas, a companhia responsável foi avisada, mas o serviço só foi restabelecido no final da tarde seguinte. José conta que estava com duas estufas carregadas e as folhas acabaram apodrecendo.
Ele explica que a interferência no processo acabou cozinhando as folhas. “São mais de 10 mil reais de prejuízo”, avalia o produtor. José comenta que em outras oportunidades de queda de energia o restabelecimento ocorria mais rapidamente, mas que dessa vez demorou muito. “Se a luz tivesse voltado antes, o prejuízo seria menor”, salienta.
Quando a energia foi interrompida, Leonora Dorneles, também produtora de fumo, teve que tomar algumas medidas, como tirar a lenha do forno. “Foram quase 24 horas sem luz”, conta ela. Os estragos não foram tão grandes porque o produto que estava na estufa já se encontrava em estágio final, mas mesmo assim ela deverá ter uma grande perda na qualidade e, consequentemente, no preço de comercialização.
Segundo a Copel, isto aconteceu devido a chuvas e ventos na região. A assessoria disse que especificamente em Poço Frio o problema foi maior, pois a equipe de manutenção encontrou dois postes quebrados e cabos rompidos, em local de difícil acesso, conseguindo restabelecer o fornecimento somente no dia seguinte.

Redação 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email