sábado, 18
 de 
setembro
 de 
2021

Prefeitura de Pinhais inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura de Pinhais inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Foto: Divulgação

No mês de janeiro, a prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, deu início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob de Pinhais. Para a produção do plano, é necessária ampla participação e máximo envolvimento da população em todas as suas etapas.

Para isso, durante todo este ano, são realizados diversos encontros, como oficinas e audiências públicas, que possibilitarão levantar as principais demandas dos moradores de Pinhais. “O PlanMob, que fará parte da política de desenvolvimento urbano do município, é essencial para integrar os diferentes modos de transporte, melhorar a acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no município, e proporcionar o acesso amplo e democrático às oportunidades que a cidade oferece”, explica Leonardo Batistella Favretto, do Departamento de Planejamento Urbano.

“Até o momento, foram realizadas as pesquisas de avaliação do transporte coletivo, as contagens volumétricas de tráfego em pontos de grande circulação e também as pesquisas de origem/destino de cargas dentro da cidade. A prefeitura tem trabalhado com o auxílio da empresa Cidade Viva, contratada para este processo”, salienta Leonardo.

O Plano é uma ferramenta estabelecida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída em abril de 2012 pela Lei Federal nº 12.587, e deve ser integrado ao Plano Diretor – que também se encontra em processo de revisão neste ano. “O Plano de Mobilidade deve incorporar os princípios da mobilidade sustentável, com foco no transporte coletivo e não motorizado”, finaliza.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email