terça-feira, 30
 de 
novembro
 de 
2021

Prefeitura de Piên passa a emitir o Selo de Inspeção Municipal

O selo é um importante serviço de controle de qualidade, monitoramento e inspeção de sanidade do rebanho, do local e da higiene da industrialização

A partir de agora agricultores que desejam produzir alimentos de origem animal já podem ter a tranquilidade de vender no comércio local. Isto porque a prefeitura de Piên vem desde o início do ano trabalhando para regularizar e fornecer o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para estes produtores. O S.I.M é um importante serviço de controle de qualidade, monitoramento e inspeção de sanidade do rebanho, do local e da higiene da industrialização.

Além de oferecer maior segurança alimentar aos consumidores, o selo também tem um caráter educativo, já que estimula a legalização dos empreendimentos rurais. Para receber a certificação os produtores passam por um processo simples, porém rigoroso, de fiscalização e de testes de qualidade tanto dos animais como da linha de produção. Mesmo após conquistar o selo o produtor recebe rotineiramente a visita da equipe da secretaria de Agricultura, que mantém a fiscalização a fim de garantir a qualidade do produto feito no local.

E o primeiro produtor do município de Piên a receber o Selo de Inspeção Municipal foi o agricultor Jorge Buba, proprietário do estabelecimento Sítio Lageado. Após um longo período trabalhando na plantação do tabaco, Buba resolveu investir na criação de aves poedeiras. “Fizemos um primeiro barracão e agora já estamos ampliando. Foi um tiro no escuro, apostamos, e agora estamos diversificando nossa produção”, contou.

Em sua granja, localizada na localidade de Lageado, atualmente conta com 470 aves que produzem diariamente 450 ovos. “Um número de ovos bastante expressivo que por si só demonstra a qualidade que ele tem em sua granja”, comentou o secretário de Agricultura Carlos Magon. E os planos do produtor são de ampliar, ele está construindo um novo espaço onde planeja chegar a 600 aves, aumentando em 28% a capacidade de produção. “Desde que iniciamos oferecemos produto de qualidade, e agora que temos a possibilidade de vender para o comércio, temos uma expectativa significativa de aumento. Os verdureiros, mercados e restaurantes já estão nos procurando para que possamos fornecer ovos frescos e com garantia de procedência”, falou.



Jorge recebeu o certificado das mãos do prefeito Maicon Grosskopf, que vem desde o início da gestão lutando para fortalecer a agricultura e incentivar a diversificação da produção. “Nosso papel enquanto gestor público é fornecer ferramentas para que o agricultor possa crescer. Assim como o Jorge, que está investindo na produção de ovos, temos outras propriedades que produzem diversos tipos de alimentos de origem animal, como carnes, mel, queijos e até rã”, frisou o prefeito. Para ele é uma satisfação em poder auxiliar na diversificação da economia da cidade. “Para nós é um orgulho fazer parte deste novo ciclo da agricultura pienense”, comentou Maicon.

O secretário de Agricultura, Carlos Magon, lembrou do compromisso assumido frente à secretaria de até metade do ano entregar o primeiro selo. “Já no início do ano o prefeito solicitou para que fizéssemos este trabalho, e graças ao auxílio de toda nossa equipe da secretaria hoje conseguimos entregar nosso primeiro selo. Foi um trabalho bastante burocrático que envolveu até a aprovação de lei específica. Mas com certeza algo muito valoroso e que irá auxiliar muito os nossos agricultores”, disse Carlos.

O proprietário também agradeceu o empenho e dedicação por parte da prefeitura e de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que não mede esforços para realizar o trabalho e estender a ajuda para os produtores. “Meu muito obrigado por todo auxílio que a prefeitura tem prestado para nós, desde manutenção das nossas estradas até agora a nossa certificação. Tudo isso é muito importante, nos sentimos valorizados e tranquilos pois sabemos que a prefeitura tem trabalhado por nós”, comentou Buba.

Como solicitar o Selo de Inspeção Municipal – A certificação é voltada para todos os produtores que desejam vender qualquer produto de origem animal. Desde carne, ovos, mel, leite ou derivados, somente com esta certificação poderá vender livremente no comércio da cidade. Para requisitar o selo o proprietário deve ir até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastro e seguir os trâmites necessários.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email