sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Prefeitura de Piên busca o fortalecimento do turismo local

Evento abordou sobre o turismo como alternativa de desenvolvimento municipal. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Evento realizado ontem (31) abordou sobre alternativas para fomentar o turismo no município

 

O turismo vem se tornando uma fonte de desenvolvimento para diversas cidades brasileiras e uma alternativa de renda a muitas família. Em Piên, a prefeitura tem trabalhado para implantar uma forma sustentável de turismo no município e na última segunda-feira (31), a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer realizou um evento na câmara de vereadores para apresentar um pouco das ações que o município vem realizando em prol da transformação do turismo em fonte de renda para os munícipes.

O encontro contou com a presença de autoridades municipais e agentes de turismo, como representantes do comércio, hotéis, restaurantes, panificadoras, pizzarias, agricultores e proprietários de pontos turísticos.

Na abertura da reunião, o prefeito Maicon Grosskopf comentou sobre a importância de fortalecer o turismo, principalmente explorar o potencial turístico do município, reforçando sobre o fortalecimento do Conselho de Turismo, que é formado por membros do poder público e da iniciativa privada. “Queremos fortalecer o Conselho do Turismo, para isso pedimos que quem tiver interesse e engajamento pelo turismo da nossa cidade venha participar do conselho”, frisou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Carina Daniela Alves falou sobre o trabalho realizado pela secretaria para desenvolver a economia do município, buscando novas empresas e fortalecendo as empresas que já existem no município. “Pensando pelo lado do turismo estamos realizando um levantamento e catalogando todos os comércios e pontos atrativos da cidade, com isso teremos um guia que poderemos oferecer ao turista que chegar no nosso município”, disse.

De acordo com secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Adriana Bueno Franco, a intenção do município é desenvolver três eixos do turismo, sendo o turismo rural, de aventura e religioso. “Nossa cidade tem diversos pontos positivos que podem ser explorados, mas estes três em especial tem um potencial muito grande de crescimento”, comentou Adrianda, adiantando que neste ano estão sendo preparadas algumas atividades, que ainda deverão ser mais restritas devido à pandemia. “Para comemorar os 60 anos do município estamos preparando diversas atividades, dentre elas, uma live com artistas locais”, frisou.

Uma das parcerias para a promoção do turismo local é com o Sebrae e, em sua manifestação, o consultor do Sebrae, Luiz Alberto Zaia, falou sobre a importância de realizar um levantamento e de fazer a união entre todos aqueles que estão envolvidos de uma forma ou de outra com o atendimento ao turista. “Temos que estar preparados para receber os turistas e apresentar tudo de bom que o município tem”, disse.

Na avaliação do presidente do comitê Gralha Azul, Tiago Wandscher, é importante pensar ações conjuntas entre os municípios para envolver os turistas, fazendo com que ele venha para a região e permaneça a maior parte do tempo realizando atividades nos municípios. “O turismo hoje é regional, as pessoas vão para uma região e circulam entre as cidades conhecendo e desfrutando dos pontos que cada município tem a oferecer”, frisou.

Durante o evento, o secretário de Governo, Josnei Grosskopf, citou os trabalhos que a prefeitura vem fazendo para deixar a cidade mais atrativa. “Desde o início do ano realizamos uma força tarefa para manter a nossa cidade limpa, revitalizando canteiros e praças e ainda estamos investindo alto em iluminação pública em led. Uma cidade para ter uma característica turística precisa um conjunto de fatores para que a pessoa leve uma imagem positiva da cidade, fazendo com que ela tenha interesse de retornar mais vezes. E esse carinho com o visual da cidade é primordial para que não só turistas, mas nós que aqui vivemos tenhamos uma imagem positiva de nossa cidade”, citou.

Natal – Neste ano, a municipalidade está trabalhando no projeto para enfeitar a cidade para o Natal, com uma decoração natalina, desde o portal de acesso da cidade, até a praça da Paz, com intuito de trazer pessoas de fora para conhecer o Natal de Piên.

Outro ponto de destaque no evento foi em quanto a sinalização do município. Piên possui poucas placas indicativas de localidades, órgãos e locais de interesse de turistas, e para resolver o problema a prefeitura já tem a sinalização positiva do Detran na liberação de recursos para realizar a implantação de sinalização em toda a cidade.

 

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email