sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Prefeitura de Piên alerta que lixeiras das ruas são exclusivas para pedestres

Prefeitura orienta moradores para não dispensarem o lixo doméstico nas lixeiras, pois são de uso dos pedestres. Foto/Reprodução

A prefeitura de Piên está investindo em ações para garantir a limpeza das ruas. Segundo a prefeitura, além de realizar a limpeza das ruas e passeios, capina das calçadas e limpeza constante, foram instaladas diversas lixeiras que estão distribuídas pela cidade para que os moradores possam depositar o lixo enquanto caminham pela cidade. A medida visa evitar que o lixo seja depositado no chão.

De acordo com a municipalidade, já foram compradas neste ano 112 lixeiras que aos poucos estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade. Foram comprados dois tipos de lixeiras, um modelo exclusivo para pedestres e outro modelo maior, que está sendo instalado nas comunidades onde o caminhão de lixo possui difícil acesso.

Segundo a prefeitura, a preocupação é que as lixeiras de uso exclusivo de pedestres estão sendo utilizadas de maneira incorreta, para o depósito de lixos residenciais, o que não é o correto. Por conta da baixa capacidade de armazenamento nestas lixeiras, elas acabam ficando superlotadas, permanecendo com as tampas abertas e facilitando assim o acesso de cães e gatos que esparramam todo o lixo.

O órgão reforça que cada residência é obrigada a ter a sua própria lixeira, de fácil acesso e há uma altura que não permita o acesso de animais. Desta forma, a prefeitura pede, que as lixeiras de cor marrom, espalhadas nas ruas de Piên não sejam utilizadas para o depósito de lixos residenciais. Já as lixeiras maiores, na cor azul, podem ser utilizadas pela comunidade e devem ser mantidas fechadas logo após o uso.

Lixeiras são em material reciclado – De acordo com a prefeitura, as lixeiras na cor marrom são feitas de material reciclável e permitem o depósito de resíduos orgânicos e recicláveis. As lixeiras azuis, também dimensionam essa separação, possuem uma barra para o travamento das tampas, são confeccionadas com grades no fundo para que caso haja algum vazamento, o resíduo não fique dentro da lixeira causando mau odor e deteriorando a lixeira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email