A prefeitura de Agudos do Sul está trabalhando no processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). O projeto que constitui o serviço e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal foi aprovado neste mês pela câmara municipal.
Segundo a prefeitura, o objetivo é de minimizar as dificuldades encontradas pelos pequenos produtores rurais em atender as exigências contidas nas normatizações dos serviços de inspeção estadual e federal. O S.I.M. irá fiscalizar e credenciar a produção e o processamento dos produtos de origem animal. O intuito é ainda de legalizar os pequenos produtores, além de melhorar seus rendimentos, por meio da comercialização de seus produtos.
A secretária municipal de Administração e Finanças, Lorena Emanuele Teixeira da Luz, enfatiza ainda que o projeto visa dinamizar as atividades das pequenas propriedades rurais, oportunizando a geração de emprego e renda, e ainda propiciar à população produtos com qualidade e sanidade. “É um projeto desenvolvido pelas secretarias de Administração e Agricultura, visando tirar muitos produtores da informalidade, dando a eles mais chances de crescimento”, salienta Lorena.
Segundo a secretária, nas próximas semanas a equipe da Secretaria de Agricultura estará fazendo visitas aos produtores para identificá-los e orientá-los a aderir à lei. Ela destaca o trabalho das servidoras Jussara Moletta e Talita Vicino Rodrigues pela colaboração na elaboração. “Agradecemos também os vereadores pela aprovação, por entenderem a importância desse projeto para o crescimento do município, que é 80% rural”, completa a secretária de Administração.