terça-feira, 30
 de 
novembro
 de 
2021

Prefeitura da Lapa faz consulta com pais sobre retorno das aulas

Responsáveis pelos estudantes escolheram por meio de questionário qual modelo desejam adotar. Foto: Assessoria / Prefeitura da Lapa

A Secretaria Municipal de Educação da Lapa realizou nova consulta a pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino para verificar a opinião da comunidade escolar sobre o modelo de ensino para retorno das atividades escolares no segundo semestre do ano letivo de 2021.

A consulta foi realizada por meio de um formulário online, nos mesmos moldes da pesquisa feita no início do ano. O resultado mostra o aumento da parcela de pais que desejam o retorno das atividades escolares no modelo híbrido ou presencial, se comparado com a opinião dos mesmos em janeiro. Na época, 63% dos pais e responsáveis optaram pela continuidade do ensino a distância, que vinha sendo adotado desde o início da pandemia em 2020.

Na pesquisa mais recente realizada no início de julho, que contou com a participação de 2.887 pais ou responsáveis de alunos, obtivemos o seguinte resultado:

52% optaram pela continuidade do ensino não presencial,

26% optaram pelo modelo híbrido,

22% optaram pelo retorno presencial.

Se somados os optantes pelo modelo híbrido e presencial, chega a 48% o percentual da comunidade escolar que deseja de alguma maneira o retorno dos alunos às salas de aula. O maior equilíbrio apresentado na consulta, acrescido a redução dos índices da curva epidemiológica da Covid no município, motivou a Secretaria de Educação adotar medidas que contemplem as duas opiniões.

Respeito às opiniões: O retorno do ano letivo após o período de férias de julho deverá respeitar a opinião dos pais e responsáveis. Desta forma, quem optar pela continuidade do modelo não presencial (a distância) poderá manter o aluno neste modelo.

“A diferença é que agora, após deliberação do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 e a da criação do Protocolo de Retomada das Atividades Escolares Presenciais da Rede Municipal de Ensino (PRAEP), daremos a possibilidade do retorno também no modelo híbrido de ensino, aos alunos que os pais ou responsáveis desejarem”, disse o prefeito.

O Retorno: A Secretaria de Educação informa que o retorno das atividades escolares presenciais está previsto para 02 de agosto, com organização das turmas de forma escalonada, atendendo a todos os protocolos de biossegurança exigidos.

O protocolo de retorno às atividades escolares presenciais do município da Lapa foi estruturado de forma participativa, pelos integrantes da “Comissão Municipal de Gerenciamento da COVID-19 na Educação” – Decreto nº 24708, de 31 de agosto de 2020, que se fundamentaram em parecer técnico de profissionais da saúde, documentos normativos, pesquisas, análise de dados e diálogos com a comunidade escolar, o qual definiu uma série de medidas que serão adotadas pelas instituições de ensino, reduzindo a capacidade das salas de aula, a demarcação de espaços, a disponibilidade de álcool em gel e termômetros digitais para aferição da temperatura.

Há também o cuidado com as áreas coletivas, que passam por adaptações nos refeitórios, bibliotecas e salas de informática.

O transporte escolar que atende aos alunos principalmente das escolas do campo, recebe atenção especial como o distanciamento entre os assentos, a higienização, aferição de temperatura e monitores no interior do veículo acompanharão a viagem para garantir a segurança dos alunos.

A secretária de Educação Cristina Ganzert ressalta que o cuidado com a saúde e a preservação da vida são os elementos mais importantes para um plano de retomada das atividades escolares de forma presencial, por essa razão o retorno será gradual e cauteloso, de forma a reduzir ao máximo os riscos para a comunidade escolar e garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno das crianças.

O retorno gradual no modelo híbrido opcional acontece em todas as escolas municipais e nas turmas de Pré I e II dos CMEIs.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email